Supercopa do Brasil: Flamengo e Corinthians reeditam final histórica de 1991

O Flamengo enfrenta o Corinthians neste domingo (1º de fevereiro de 2026), às 16h (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, pela Supercopa do Brasil. Este duelo relembra a final de 1991, quando o Timão conquistou o título em uma partida marcada por um público de apenas 2.706 pessoas e uma renda de 2.885.000,00 cruzeiros.

Contexto Histórico

Naquela ocasião, o Corinthians contou com a presença de jogadores icônicos como Neto e o goleiro Ronaldo, enquanto o Flamengo tinha em seu elenco Zé Carlos, Júnior e Zinho. O jogo de 1991, embora não tão badalado, teve seu significado histórico, e a expectativa para o confronto de hoje é de um embate equilibrado, considerando as circunstâncias atuais.

Expectativa para o Jogo

Ambas as equipes vêm de derrotas no Campeonato Brasileiro, o que torna a partida ainda mais relevante para a construção de um bom início de temporada. O Flamengo, considerado uma superpotência do futebol sul-americano, busca sua quarta conquista da Supercopa desde sua retomada em 2016. Para o Corinthians, a vitória representaria a segunda taça da competição.

Zinho, que participou da final de 1991, comentou sobre as diferenças entre os dois momentos:

"A importância que as equipes dão para este jogo hoje é bem diferente daquele ano, com os times poupando jogadores para estar com força máxima. Virou um jogo muito importante para início de temporada",

Zinho

Desempenho das Equipes

O Flamengo, detentor de três títulos da Supercopa (2020, 2021 e 2025), entra em campo com um elenco repleto de estrelas, enquanto o Corinthians, sob o comando de Dorival Júnior, busca se consolidar para a temporada, especialmente por estar na Libertadores. Zinho também destacou que, apesar do investimento e da badalação em torno do Flamengo, o Corinthians tem condições de competir de igual para igual:

"Os 11 titulares do Corinthians conseguem enfrentar. Pelo momento atual, vejo que está muito equilibrado."

Zinho

Próximos Compromissos

Após o confronto, o Flamengo terá pela frente o Internacional, em 4 de fevereiro, e o Sampaio Corrêa, em 7 de fevereiro, ambos pelo Campeonato Brasileiro e Campeonato Carioca, respectivamente. O Corinthians, por sua vez, enfrentará o Capivariano em 5 de fevereiro e o Palmeiras em 8 de fevereiro, ambos pelo Campeonato Paulista.

A expectativa é alta para o embate no Mané Garrincha, que promete ser um grande espetáculo do futebol brasileiro.