STJD tira 20% de torcida do Fla e mantém veto a organizadas do Timão

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou, na manhã desta sexta-feira, Flamengo e Corinthians pela briga entre torcedores corintianos e policiais militares, no empate por 2 a 2, em 23 de outubro, no Maracanã. Os auditores decidiram pela seguinte pena: o mandante Flamengo terá 20% a menos de carga de ingressos por um jogo e foi punido com multa de R$ 20 mil. Além disso, o tribunal manteve a liminar que impede a presença de organizadas do Corinthians por cinco partidas na Arena (setor Norte fechado). Além disso, agora serão cinco jogos sem corintianos como torcida visitante.

Os dois clubes podem ainda recorrer da sentença junto ao Pleno do STJD, o que Flávio Willeman, vice-presidente jurídico do Flamengo, já confirmou que o clube, de sua parte, fará. O dirigente afirmou que o Rubro-Negro tomou todas as providências para evitar desordem no jogo.

- O Flamengo não concorda com a decisão. O Flamengo respeita a decisão, mas o caminho natural é a apresentação de um recurso. O Flamengo tomou todas as providências para impedir desordens. Havia mais de 1000 profissionais de segurança envolvidos no evento. A polícia fez um trabalho brilhante. Em relação à repressão, ficou evidente que o efetivo contactado pelo Flamengo reprimiu o evento e logo depois identificou e puniu os culpados. Em relação ao arremesso de copos, o Flamengo identificou a pessoa e a levou à autoridade policial. Foi feito um registro de ocorrência. E o que a legislação diz é que nessas hipóteses há exclusão de responsabilidade - disse Willeman.

Por enquanto, o Flamengo terá a carga reduzida na partida contra o Coritiba, pela 36ª rodada. Da multa aplicada ao Rubro-Negro, metade refere-se ao tumulto no estádio e a outra parte é relativa ao arremesso de uma garrafa no gramado.

Apesar de seus torcedores não terem se envolvido em confusão com a PM, o Flamengo foi denunciado por ser mandante da partida, além do fato de um torcedor ter arremessado um copo plástico em campo. Alguns auditores disseram que o Rubro-Negro se omitiu ao não providenciar a segurança necessária dentro do Maracanã. Willeman frisou que o Rubro-Negro em nada contribuiu para a confusão ocorrida no Maracanã.

STJD Flamengo x Corinthians (Foto: Caio Filho) Julgamento no STJD na tarde desta sexta-feira (Foto: Caio Filho)

- O Flamengo pleiteará a concessão de um efeito suspensivo. Flamengo demorou tanto para jogar no Rio de Janeiro, e jogar no Rio com carga reduzida, sobretudo em uma situação como essa... O Flamengo não contribuiu em nada para isso. A confusão foi 99,9% provocada pela torcida do Corinthians. Ficou provado nas imagens em vídeo. Flamengo entende que não há responsabilidade alguma sobre o evento ocorrido e vai buscar sua absolvição - frisou o vice-jurídico.

O Corinthians, por sua vez, foi denunciado pelos distúrbios provocados por integrantes de torcidas organizadas. Após a partida, 31 deles (sendo um menor de idade) foram autuados em flagrante e depois detidos. O STJD decidiu que todos eles ficam proibidos de frequentar estádios por seis meses - algo que ainda passará pela Justiça Comum. Mas o próprio tribunal viu a pena com pessimismo.

- É uma decisão difícil de ser cumprida - afirmou o presidente da 4ª Comissão Disciplinar, Luiz Felipe Bulus Alves.

LEIA TAMBÉM:

Torcida do Timão entra em conflito com policiais no Maraca; fotos e vídeo

Polícia do Rio autua em flagrante 31 torcedores do Timão por briga no Rio

Torcedores do Timão são detidos no Maraca após identificação da Polícia

Justiça converte em preventiva prisão de corintianos detidos no Maracanã

*estagiário sob supervisão de Gustavo Rotstein

Fonte: Globo Esporte