Por unanimidade, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou os pedidos de Vasco e Corinthians e manteve as datas marcadas pela CBF para as semifinais da Copa do Brasil, os dias 19 e 20. A entidade previa as semifinais da competição para os dias 16 e 17 antes de divulgar as novas datas.
A votação terminou em 9 a 0 para rejeitar as medidas inominadas apresentados por paulistas e cariocas. O relator da ação foi o vice-presidente da casa, Maxwell Borges de Moura Vieira, que argumentou não haver prejuízo aos clubes envolvidos. Votos que foi seguido por unanimidade.
Com isso, Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30, em São Januário. No dia seguinte, Corinthians e Flamengo se enfrentam na Neo Química Arena, às 16h.
Relembre o caso
Corinthians e Vasco esquentaram os bastidores do futebol brasileiro no último dia 1º ao apresentarem ações no STJD contestando a marcação das datas dos jogos de volta da Copa do Brasil. Os confrontos contra Flamengo e Atlético-MG, respectivamente, foram oficializados pela CBF para os dias 19 e 20 de outubro, mesmo que as datas previstas para elas fossem os dias 16 e 17.
As mexidas nas datas, que já haviam sido alvo de sugestões dos próprios Flamengo e Atlético-MG à CBF, irritou as diretorias de Corinthians e Vasco, mandantes das partidas. Os quatro clubes trocaram notas e alfinetadas ao longo daquela semana.
Paulistas e cariocas sustentavam, baseados no regulamento de competições da CBF, que essas trocas só poderiam ser feitas a pedido do mandante. No centro da polêmica está também a data Fifa, que acontece dias antes dos jogos da volta — num intervalo menor em relação às datas anteriormente previstas.