Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) formaram maioria nesta sexta-feira (17) para negar provimento ao recurso do Flamengo para também ser reconhecido campeão brasileiro de 1987. Com isso, o título da temporada continuará pertencendo somente ao Sport .
Relator do processo, o ministro Dias Toffoli manteve a mesma decisão tomada em dezembro do ano passado, na qual negou recurso ao time carioca .
Além de Toffoli, os ministros André Mendonça e Edson Fachin também votaram contra o pedido feito pela equipe da Gávea.
O julgamento do caso seguirá em curso até 23h59 desta sexta, possibilitando aos outros ministros pedirem vista (mais tempo para analisar o caso). Além disso, os que já emitiram seus votos ainda podem mudar o teor.
Os ministros Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques ainda não deram parecer sobre a causa.
No entanto, a maioria já está formada para negar provimento ao recurso flamenguista, o que manterá o Sport como campeão brasileiro de 1987.
Vale lembrar que o time carioca já teve outros recursos negados pelo Supremo, especialmente entre 2017 e 2018.
Na ocasião, o Fla pedia também a posse da famosa "Taça das Bolinhas", que seria entregue pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ao clube que primeiro somasse cinco títulos brasileiros.
Se 1987 entrasse para a conta, o time da Gávea ficaria com o troféu. No entanto, como o Sport foi decretado como único campeão, a taça foi para o São Paulo , campeão em 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007.