Sport x Fla às vésperas da Libertadores é a nova crise de calendário da CBF

Mais uma das crises de calendário do futebol brasileiro está contratada para a 36ª rodada do Brasileirão, no final deste mês. O Flamengo precisa estar no Uruguai com três dias de antecedência para a final da Libertadores , o Sport não quer saber de mudanças de calendário, os times têm um jogo para fazer, e cabe à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolver o problema.

Mais cedo, correu pelas redes sociais a informação de que a CBF tiraria Sport x Flamengo dos dias 24 e 25 para realizar o jogo adiado Grêmio x Flamengo, da 2ª rodada. O Sport se adiantou a qualquer definição oficial e publicou uma nota oficial em que afirma não aceitar "em hipótese alguma" uma alteração de data da partida. Os jogos da rodada da discórdia ainda não têm data ou horário definidos, mas o Flamengo não tem como jogar nos dias citados pois precisa estar em Montevidéu no dia 24. Este é o problema.

O UOL Esporte apurou que a CBF considera normal realizar Sport x Flamengo em outra data, não às vésperas da Libertadores, porque a rodada em questão ainda não foi detalhada oficialmente. A lógica é que, como o jogo nunca foi confirmado em um dia e horário específico, não há alteração.

A publicação da nota do Sport se deu, segundo o presidente em exercício Yuri Romão, para deixar claro que o clube é contra uma mudança de data e que não pode haver "dois pesos e duas medidas" por parte da CBF. "É muito difícil mudar depois que a CBF publica alguma mudança, então nós quisemos mostrar que não estamos satisfeitos com isso", afirmou Romão ao UOL Esporte .

Questionado sobre o tom forte da nota oficial, o presidente rubro-negro contemporizou. "Talvez o termo 'hipótese alguma' fuja um pouco da realidade, aí é o calor da emoção de quem escreveu a nota. O que queremos dizer é que já sofremos há algum tempo com calendário: quando voltamos de Cuiabá [há vinte dias], chegamos na concentração às 4h da manhã de um sábado e tivemos que jogar no domingo [contra o Santos]. Pedimos o adiamento para segunda-feira, mas foi negado. Então há dois pesos e duas medidas: para o Sport não pode, para os outros pode", reclama o dirigente.

Solução pode ser jogar na terça-feira

Se o Flamengo precisa estar em Montevidéu em uma quarta-feira (24), a solução poderia ser realizar Sport x Flamengo no dia anterior. O time pernambucano adianta que aceitaria este desfecho.

"Nosso planejamento é de que o jogo seria feito durante a semana. Pode ser segunda, terça, a hora que for, mas que o Flamengo resolva a vida dele para lá, porque a CBF não pode terceirizar um problema que não é nosso", afirma o presidente Yuri Romão.

Procurada pelo UOL , a CBF informa que divulgará as datas e horários da 36ª rodada na próxima semana. A reportagem também procurou o Flamengo, que preferiu não se posicionar oficialmente.

Palmeiras x Atlético-MG pode ter mesmo problema

Sendo o outro finalista da Libertadores, o Palmeiras também precisa estar em Montevidéu três dias antes da final. Na 36ª rodada o time recebe o Atlético-MG , mas também não pode jogar nos dias 24 e 25.

O UOL Esporte apurou que o Palmeiras ainda não foi contatado oficialmente sobre a questão, mas entende que a melhor hipótese de data para a partida seria o dia 23, uma terça-feira.

Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Fonte: Uol