De La Cruz chegou e já empolgou a torcida do Flamengo . Mas é bom os rubro-negros terem paciência por mais reforços. Ainda no aeroporto do Galeão, onde esperava o desembarque do meia uruguaio, o diretor de futebol Bruno Spindel deu entrevista à "FlaTV", canal oficial do clube no YouTube, e foi questionado se os torcedores podem esperar outras contratações até o fim de janeiro. Mas o dirigente falou em responsabilidade financeira para não garantir.
- Isso é difícil dizer porque tem variáveis que o Flamengo não controla. Do outro lado da mesa tem clubes, decisões que os atletas e seus agentes precisam tomar. Não é uma coisa que depende só do Flamengo . O que podemos dizer é que estamos trabalhando 24 (horas) por sete (dias) para trazer atletas para qualificar o elenco. São reuniões diárias com presidente, treinador, comissão técnica, staff do clube, para que a gente possa trazer o mais rápido possível esses atletas.
- Importante é ser assertivo, que eles contribuam com o elenco para conquistar grandes títulos esse ano. E sempre com responsabilidade com os recursos do Flamengo . Não vamos fazer nada de forma açodada para não prejudicar a nossa assertividade e não causar qualquer tipo de prejuízo financeiro ao Flamengo .
Bragantino e Roma-ITA, por exemplo, recusaram propostas do Flamengo por Léo Ortiz e Matias Viña, respectivamente, de cerca de € 6 milhões (R$ 32 milhões) de euros por cada um, e pediram uma quantia maior, o que fez travar as negociações. A zaga e a lateral esquerda são as prioridades do elenco após as saídas de Rodrigo Caio e Filipe Luís. Mas Spindel garante que não farão loucura:
- Não vamos investir um recurso maior que seja devido numa transferência por causa da situação financeira do Flamengo . O Flamengo é um dos clubes mais responsáveis do mundo. Se pegar a folha de pagamento do Flamengo mais as amortizações de direitos econômicos e dividir por quanto o clube fatura anualmente em receita recorrente, sem venda de jogador, isso dá em torno de 45%. É dos números mais baixos que você vê no mundo - alegou, comparando com a Europa:
- Num mercado transparente como na Uefa, o Flamengo seria um dos mais bem colocados nesse ranking de responsabilidade financeira. O Flamengo não vai fazer irresponsabilidade. O outro lado da mesa pede o que quiser, tem esse direito, mas a gente vai fazer e tomar as decisões que julga adequadas e por valores justos para todas as partes.
A janela de contratações do futebol brasileiro fica aberta até o dia 7 de março. Se de fato não acontecer mais nenhuma contratação em janeiro, De La Cruz seria o único reforço para a pré-temporada do Flamengo nos Estados Unidos. O time viaja ao país no próximo dia 18 e retorna no fim do mês.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv