O Flamengo avançou oficialmente em seu projeto de construção de um estádio próprio. Nesta quarta-feira (16), o clube comunicou a contratação de quatro empresas especializadas que serão responsáveis pelas primeiras análises técnicas no terreno do Gasômetro, área escolhida para abrigar a futura casa rubro-negra.
De acordo com nota publicada no site oficial do clube, as empresas Arena Events + Venues, Aecom, Soleste e JDS foram selecionadas para colaborar em diferentes frentes técnicas, fornecendo dados fundamentais para o desenvolvimento do projeto.
A empresa Arena, que elaborou o conceito arquitetônico inicial do estádio, também será responsável por coordenar as demais atividades envolvidas nos estudos. Já a Aecom, reconhecida mundialmente por projetos com a Vale, NASA e os Jogos Olímpicos de Londres 2012, ficará encarregada da avaliação ambiental e da contaminação do solo. Este será o estudo mais detalhado da etapa, com previsão de duração de até seis meses. Além disso, a empresa irá definir estratégias de descontaminação, estimar prazos e calcular custos para a recuperação do terreno.
A Soleste ficará encarregada da análise geotécnica do local, contribuindo com informações essenciais para a definição do tipo de fundação necessária, além de auxiliar na estimativa de investimentos em infraestrutura.
Já a JDS cuidará dos levantamentos topográficos, mapeando relevo, elevações e possíveis interferências naturais e construídas no terreno. Também será de sua responsabilidade avaliar a vegetação presente na área e sugerir medidas ambientais compensatórias, caso necessárias, de acordo com exigências legais.
Segundo o clube, os estudos vão servir como base sólida para decisões estratégicas futuras, incluindo cronogramas, orçamentos e outras definições estruturais da obra.
A gerente de infraestrutura do Flamengo, Patrícia Taka, esteve recentemente no local e compartilhou detalhes do processo durante o programa "Flapress", da FlaTV.
Enquanto o estádio próprio ainda é um projeto em construção, o Rubro-Negro segue utilizando o Maracanã como casa. Ainda nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Juventude, às 21h30 (horário de Brasília), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.