Sem time desde 2021, Guerrero tem sondagens e ainda sonha com Copa do Mundo

Paolo Guerrero está perto de completar cinco meses sem clube. O peruano rescindiu com o Internacional no fim de outubro do ano passado e desde então deu atenção para recuperação de grave lesão no joelho direito e já está totalmente apto a voltar aos gramados. Com algumas sondagens, o jogador mantém o sonho de disputar a próxima Copa do Mundo, enquanto espera achar o melhor local para retomar a carreira.

A passagem pelo Colorado acabou com 32 gols e três assistências em 72 jogos. O rompimento veio dois meses antes do fim do contrato e tinha por objetivo dar atenção total ao processo de recuperação do joelho direito, que passou por duas cirurgias e o atrapalhava de atingir o ápice novamente.

Guerrero fez tratamento na Alemanha com a equipe médica do Bayern de Munique — atuou por dois anos pelo time Bávaro —, referência da medicina esportiva nesta área de atuação. Depois, regressou ao Peru onde mantém trabalhos particulares até hoje. Recentemente, utilizou a estrutura do CT de La Videna, casa da seleção peruana. Na última semana foi aos Estados Unidos e realizou exames em Los Angeles.

Os profissionais da seleção, inclusive, dão toda atenção e apoio ao centroavante de 38 anos neste processo de volta ao futebol de alto nível.

Segundo apurou o UOL Esporte, Guerrero está aberto a ofertas no mercado da bola . Depois de receber sondagens de clubes do Brasil, da Argentina, do Emirados Árabes Unidos e da MLS (Major League Soccer), o jogador aguarda a melhor oportunidade para voltar.

Neste período, inclusive, o atacante se desentendeu com a imprensa peruana que afirmou que havia um acerto para seu retorno ao Alianza Lima, informação desmentida por ele em suas redes sociais. Guerrero entendeu que seu nome estava sendo usado de forma incorreta e afastou ainda mais a chance de regresso imediato ao clube que o projetou para o futebol.

No segundo semestre do ano passado, o Corinthians sondou o peruano, porém não chegou a abrir negociação com o atleta nem sequer cogitou tê-lo no elenco. O diagnóstico da diretoria presidida por Duilio Monteiro Alves foi de que o histórico de lesões seria um problema para a sequência do centroavante e que os valores envolvidos no possível retorno ao Alvinegro eram altíssimos.

Além disto, havia o receio de possível repercussão negativa em caso de negociação. A saída de Guerrero do Corinthians foi traumática, com o jogador declarando publicamente que apenas defenderia o Alvinegro no futebol brasileiro. Logo depois, no entanto, acabou assinando contrato com o Flamengo. Nas redes sociais, o nome do peruano divide opiniões entre os corintianos.

Ainda que esteja afastado das competições há bastante tempo, ele mantém o sonho de disputar a próxima Copa do Mundo. O Peru ocupa o quinto lugar as Eliminatórias Sul-Americanas , com 21 pontos, e estaria garantindo vaga nas repescagem contra uma seleção da Ásia. As duas últimas rodadas serão contra Uruguai (dia 24) e Paraguai (dia 29).

Para voltar a ser chamado, Guerrero precisa retomar o melhor rendimento em um novo clube. E o prazo é curto, uma vez que a Copa será disputada no fim deste ano.

"Hoje me cabe viver isso fora de campo, mas tenho muita confiança neste grupo maravilhoso. Que Deus lhes brinde com sabedoria, coragem e força para enfrentar os jogos que virão. Vamos deixar tudo no campo por nossas cores e poder seguir lutando por essa vaga na Copa do Mundo de 2022", postou recentemente o jogador em suas redes sociais.

Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Fonte: Uol