Sem pensar em 2024, Tite tem nova pausa para arrumar o Flamengo e tentar arrancada final

O Flamengo organizou um planejamento para a reta final do Brasileiro, e vai aproveitar a data Fifa que se inicia para priorizar o descanso e a preparação para as últimas rodadas, de olho na arrancada final, a cinco pontos do líder Palmeiras e um jogo a menos. Nesse cenário, os desafios do técnico Tite passam por encontrar uma solução para o drama dos últimos jogos, que é a queda de rendimento de um tempo para o outro.

Além disso, o treinador poderá utilizar o período para dar mais padrão de jogo à formação escolhida no momento como titular, com dois pontas e Pedro no ataque. Para o próximo jogo, contra o Bragantino, no dia 23, o atacante Gabigol está suspenso, pois foi expulso contra o Fluminense.

Depois da partida no Maracanã, o técnico Tite comentou sobre o cansaço da equipe. Para ele, o mental é o principal problema e está atrelado à queda física como um todo.

— Nesse aspecto final, o mental é o físico, é o mental, é o tático e é o técnico-individual. Essa junção de fatores é o que determina o desempenho, excelência, superioridade de jogar bem, isso tudo interfere — declarou Tite, que não quis questionar o trabalho das comissões anteriores que passaram em 2023.

Diante das dificuldades de uma resposta dos jogadores, o clube definiu que dará pelo menos três folgas ao elenco. O Flamengo se reapresenta amanhã no Ninho do Urubu. Na quarta e no sábado, a atividade será pela manhã. Quinta e sexta, o treino será na parte da tarde, que é o horário preferido da comissão técnica. O próximo domingo será de folga para descanso outra vez.

O período será usado por Gabigol para um trabalho no clube e em paralelo para tentar atenuar uma sobrecarga no tendão do músculo adutor das coxas. Mesmo fora do próximo jogo, o atacante foi assunto depois do empate com o Fluminense, pela expulsão e por ter vindo a público cobrar explicações da CBF. O diretor Bruno Spindel também fez um pronunciamento questionando o cartão vermelho para o jogador. Tite não o defendeu e lembrou que no ataque, hoje, Luiz Araújo e Everton Cebolinha pedem passagem ao lado de Pedro.

Decisões para futuro

Gabigol está há quatro meses sem marcar gols com bola rolando e, além disso, com a expulsão contra o Fluminense, atingiu marca negativa no futebol brasileiro. O camisa 10 aparece em primeiro na lista de jogadores com mais cartões recebidos na elite do Brasil desde 2019. Hoje, a primeira opção no ataque é Bruno Henrique, mesmo que como referência, não na ponta.

Tite prometeu resolver os problemas de olho nas rodadas finais antes de dividir com a diretoria uma espécie de veredito sobre o elenco. Com a renovação de Bruno Henrique definida, o clube ainda precisa decidir sobre o futuro de outros jogadores, como Everton Ribeiro, que não tem rendido. Questionado se poderia apontas as lacunas que já percebeu no grupo, Tite preferiu não se comprometer.

— Ainda não penso em 2024. Só vamos começar a planejar a partir da realidade que conquistarmos em 2023. Precisamos pensar no agora, para conseguir os nossos objetivos na temporada, no fim do ano prometo falar com vocês sobre as minhas pretensões.

O Flamengo está no mercado em busca de zagueiros, laterais e meias. Entretanto, precisará definir se conta com Filipe Luís por mais um ano, e concretizar a saída de Rodrigo Caio, ambos com vínculo apenas até dezembro.

Mais recente Próxima Insatisfeito com expulsão no Fla x Flu, Gabigol cobra explicação da CBF nas redes sociais
Fonte: Extra