No título da Libertadores de 2019, Gabigol foi o grande protagonista do Flamengo. Em 2022, os holofotes foram para Pedro. Agora, em 2024, o espaço está aberto a um novo jogador rubro-negro que poderá levar o rubro-negro. Essa trajetória pode começar hoje, às 19h, contra o Peñarol, no Maracanã, na partida de ida das quartas de final.
Pedro, que sofreu grave lesão no ligamento do joelho esquerdo no último dia 4, quando estava na seleção brasileira, só retorna aos gramados em 2025. Gabigol, por sua vez, virou a última opção do treinador Tite para o setor. O camisa 99, inclusive, está fora da partida de hoje por precaução, de acordo com o rubro-negro.
“O Flamengo informa que o atleta Gabriel Barbosa realizou exames que não diagnosticaram lesão no músculo posterior da coxa direita. Porém, a comissão técnica optou pela precaução e não o relacionou para o duelo com o Peñarol em razão de uma fibrose na região”, disse o clube em comunicado oficial.
Independentemente de ser desfalque logo mais, Gabigol vive uma temporada muito ruim. O atacante, que tem quatro gols em três finais de Libertadores, disputou apenas três partidas como titular em 2024.
A ausência de Pedro pode ser considerada a mais sentida. O atacante, em ótima fase no ano, é o artilheiro do Flamengo na Libertadores, com cinco gols.
Possibilidades
Sem a dupla, o caminho está aberto para outro jogador do elenco assumir esse posto. Bruno Henrique, Gerson e Arrascaeta são fortes candidatos. Consagrados na história do clube, os três são figuras constantes em momentos decisivos da equipe na temporada, como na Copa do Brasil — o agora centroavante e o uruguaio fizeram os gols diante do Bahia, que classificaram o Flamengo à semifinal —, no Campeonato Brasileiro e também na Libertadores. Os três serão titulares hoje.
A expectativa é que Gerson siga improvisado de ponta-direita. Sem Luiz Araújo, operado ontem no joelho direito — tendência é ficar dois meses afastado dos gramados —, Tite deve escalar o equatoriano Gonzalo Plata no lado esquerdo do ataque. Revelado pelo Independiente del Valle-EQU, o camisa 45, que deixou boa impressão no clássico contra o Vasco, fará sua primeira partida pela Libertadores.
De La Cruz está de volta
No meio-campo rubro-negro, Arrascaeta terá a companhia de De La Cruz. Recuperado de lesão no músculo posterior da coxa direita, o camisa 18 retorna ao time após três partidas fora.
Na lateral esquerda, Ayrton Lucas, que cumpriu suspensão na partida do último domingo, está novamente à disposição. O camisa 6, entretanto, deverá ficar como opção no banco de reservas, com Alex Sandro, que estreou no clássico, mantido na equipe titular.