O Flamengo confirmou nesta terça-feira que o meio-campista Gerson precisará passar por uma cirurgia por conta do quadro de infecção renal de gravidade moderada que tem. Trata-se de uma hidronefrose. O procedimento será na próxima sexta. Não há previsão do retorno do jogador aos gramados.
O processo que Gerson será submetido será uma pieloplastia para a correção de uma estenose congênita do ureter do rim esquerdo. A cirurgia será realizada pelo doutor Renato Muglia, no hospital Copa Star, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.
Estenose é um estreitamento ou entupimento do canal renal, que será "reaberto" na cirurgia para que ocorra o esvaziamento normal do rim, cuja dificuldade fez Gerson sentir dores e virar baixa.
Com dificuldade de esvaziar os rins, o meia passou a sentir dores abdominais. O atleta chegou a ser internado, teve alta há uma semana e continuou sendo monitorado para avaliar a resposta dos medicamentos.
Embora a obstrução do canal renal tenha sido parcial, os médicos entenderam que a cirurgia seria a melhor opção para resolver o quadro.