A tarde deste domingo certamente será especial para Adenor Leonardo Bachi, o Tite. O experiente treinador, que ainda busca convencer no
Flamengo
, reencontrará a torcida do
Corinthians
após a recusa de algumas propostas para retornar ao clube onde foi mais feliz como técnico. A bola rola às 16 horas (de Brasília), neste domingo.
Pelo Corinthians, Tite fez história. O comandante conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2011 e 2015), uma Copa Libertadores (2012), um Mundial de Clubes (2012), uma Recopa Sul-Americana (2013) e um Campeonato Paulista (2013). Suas passagens de 2011 a 2013 e 2015 a 2016 o colocaram como um dos maiores treinadores da história do clube do Parque São Jorge. Para muitos, o maior.
Na última passagem, o treinador deixou o Timão em meados de 2016 para assumir o desafio de comandar a Seleção Brasileira, que na época corria o risco de nem se classificar para o Mundial de 2018. Com a disputa de duas Copas do Mundo no currículo, o mais comentado entre pessoas próximas a Tite era que o próximo passo do gaúcho de 63 anos seria comandar algum clube europeu, o que não ocorreu. Seu nome chegou a ser ventilado no Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas as tratativas não avançaram.
Cerca de 10 meses após deixar a Seleção, Tite foi anunciado como novo técnico do Flamengo. A escolha do treinador em capitanear o ambicioso projeto rubro-negro frustrou vários corintianos, que se sentiram traídos com a decisão.
Contextualizando: em setembro do ano passado, logo após Vanderlei Luxemburgo ser mandado embora do Corinthians, o ex-presidente Duilio Monteiro Alves mirou a contratação de Tite. O fato do comandante não estar mais na Seleção Brasileira seria, em tese, um facilitador.
Duilio entrou em contato com o empresário do treinador, Gilmar Veloz, que passou à diretoria que Tite estava decidido a não assumir nenhum clube brasileiro em 2023, e que o ex-técnico da Seleção Brasileira não estava negociando com o Flamengo. O Rubro-Negro havia desligado o argentino Jorge Sampaoli após a perda do título da Copa do Brasil para o São Paulo.
Duilio, então, não ficou esperando por Tite e fechou com Mano Menezes no dia 28 de setembro.
Em 9 de outubro, Tite foi anunciado pelo Flamengo.
O treinador foi procurado por Duilio outras três vezes, e em todas o Corinthians não obteve sucesso. Informalmente, o ex-presidente falava que Tite era sempre a primeira opção quando o cargo de treinador da equipe ficava vago.
Com esse contexto em vista, não se sabe como Tite será recebido pelos torcedores na Neo Química Arena. Nas redes sociais, muitos corintianos defendem que o treinador tem que ser hostilizado, mesmo com seu histórico tão vitorioso pelo clube.
Logo após a vitória do Flamengo sobre o Bahia, na última quarta-feira, o técnico foi questionado sobre o reencontro com o Corinthians na Arena, mas preferiu não responder.
O Corinthians vive situação desesperadora no Campeonato Brasileiro. O time se encontra na 18ª posição, com 22 pontos conquistados. No primeiro turno, o Fla de Tite venceu o Timão por 2 a 0 no Maracanã.
Apesar dos bons resultados com o Rubro-Negro, Tite sofre alguns questionamentos em relação ao desempenho do Flamengo. A equipe se encontra na 4ª posição do Brasileiro, com 44 pontos.