O Flamengo espera fechar a contratação de Tite a tempo de ter o treinador no comando da equipe contra o Bahia, no sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
Qual a situação?
- A pressa se deve à ausência de um auxiliar-técnico na comissão permanente do clube para substituir Sampaoli de forma interina. Mario Jorge, do Sub-20, não é hoje considerado para a função de novo.
- O Flamengo dispõe de profissionais fixos do clube para as funções de preparação física, treinador de goleiros, analista de desempenho, entre outras, mas não de um auxiliar do time profissional.
- Com Sampaoli, saem seus seis auxiliares, entre eles o preparador físico Nicolas Maidana, recém-contatado a seu pedido. Tite, se vier, chegaria com dois auxiliares, um preparador físico e um analista.
- Para contratar Tite, o Flamengo oferece um contrato até o fim de 2024, quando se encerra a gestão do presidente Rodolfo Landim.
Em negociação com o Flamengo para substituir Jorge Sampaoli, o técnico Tite desembarcou na noite desta terça no aeroporto Santos Dumont. O treinador mora no Rio desde os tempos em que treinava a seleção, mas a proximidade de um acerto com o rubro-negro deixou a torcida esperançosa com a chegada à cidade neste momento. O técnico, porém, preferiu não comentar o interesse.
Assim que deixou o portão de desembarque, por volta das 21h58, Tite atendeu pedidos de fotos com torcedores. Aparentemente surpreso com a presença da imprensa e as várias perguntas, o treinador preferiu não comentar o assunto e ressaltou respeito que tem por todos os clubes.
Otimismo no Flamengo
A diretoria do Flamengo trata com otimismo o desfecho positivo das negociações com o técnico Tite. As conversas entre clube e treinador avançaram nas últimas horas e, com isso, a saída de Sampaoli deve ser formalizado em breve.
O segundo treino da semana comandado por Jorge Sampaoli teve um clima mais leve no CT do Flamengo, na manhã desta quarta-feira. Cientes da saída iminente do técnico e da provável chegada de Tite, o elenco teve um comportamento mais alto astral, com profissionalismo e dedicação.
O grupo está focado na reação no Brasileiro, mas não se conformava com a demora da diretoria em manter o argentino, que não tem mais clima e confiança para reverter o quadro atual. Mesmo assim, atletas e funcionários trataram Sampaoli com respeito, no aguardo da demissão ser consumada.
Sampaoli e sua comissão técnica ainda não foram comunicados pela diretoria, tampouco se despediram do elenco e dos funcionários. Cientes de que não vão permanecer, trabalham normalmente para o próximo jogo, contra o Bahia, no sábado, sem saber se estarão à frente.
Os jogadores, por sua vez, ligaram o modo de espera. Há grande expectativa para que um novo comando mantenha o viéis de reação visto na final contra o São Paulo. O Flamengo está em sétimo no Brasileiro e precisa de uma arrancada para classificar para a Libertadores de 2024.