Seleção GE: avassalador, Flamengo toma conta do time na quinta parcial da temporada

A quinta parcial do Seleção GE em 2019 tem dono: líder do Brasileiro e semifinalista da Libertadores, o Flamengo joga o futebol mais vistoso do país e emplaca cinco representantes no time do mês de setembro. Rafinha, Arrascaeta, Gabigol e Jorge Jesus assumem a ponta de suas posições e fazem companhia para Everton Ribeiro, que já estava na equipe.

Víctor Cuesta, Jorge, Bruno Guimarães e Everton Cebolinha são os outros que se mantêm no time, que teve sete mudanças ao todo - contando com o técnico. O Palmeiras, que demitiu Felipão e vive seu pior momento no ano, não tem mais representantes - na última edição do Seleção GE, Weverton e Felipe Melo faziam parte da equipe. Confira o time:

Flamengo domina a lista dos melhores — Foto: infoesporte

Flamengo domina a lista dos melhores — Foto: infoesporte

+ Veja as parciais de 22/04 , 10/05 , 14/06 e 06/08

O Seleção GE leva em conta o que todos os jogadores da elite do futebol brasileiro fizeram na temporada até o momento, dando peso maior para competições internacionais e nacionais, e para atuações mais recentes. Na divisão por posições, a ideia é colocar cada jogador mais próximo de onde é escalado com maior frequência.

Evolução do número de representantes por clube
Veja quem teve mais jogadores em cada parcial do Seleção GE
Fonte: GloboEsporte.com

A próxima parcial será divulgada no dia 24 de outubro, após as semifinais da Libertadores. A final da Copa do Brasil, assim como as rodadas de números 18 a 27 do Brasileiro, além de partidas por seleções, também contarão para definir o próximo time.

Veja o detalhamento por posição:

GOLEIRO: Cássio

A regularidade e as boas exibições recentes fizeram o goleiro do Corinthians retomar a posição, que foi de Weverton na última parcial. O palmeirense, que vinha num bom momento, passou a tomar muitos gols e ainda falhou nas quartas da Libertadores. Bom para Cássio, que brilhou diante do Atlético-MG no último fim de semana.

  1. Cássio (Corinthians) ⬆
  2. Santos (Athletico-PR) ⬆
  3. Douglas (Bahia) ⬆
  4. Weverton (Palmeiras) ⬇
  5. Tiago Volpi (São Paulo) ⬆

LATERAL-DIREITO: Rafinha

O ex-jogador do Bayern de Munique voltou bem ao futebol brasileiro e já tem três assistências em seis jogos pelo Brasileiro. Além disso, chega bem ao ataque e sofreu dois pênaltis importantes, contra Emelec e Palmeiras. Contou com a queda de concorrentes como Marcos Rocha e Victor Ferraz para assumir a ponta.

  1. Rafinha (Flamengo) ⬆
  2. Fagner (Corinthians)
  3. Leonardo (Grêmio) ⬆
  4. Marcos Rocha (Palmeiras) ⬇
  5. Nino Paraíba (Bahia) ⬆

ZAGUEIRO PELA DIREITA: Geromel

A sempre eficiente defesa gremista foi ponto forte do time nas classificações em mata-mata. Geromel segue sendo o líder da equipe e foi fundamental para impedir que o Palmeiras chegasse perto da meta de Paulo Victor no segundo tempo do jogo da volta das quartas da Libertadores. Ele é seguido de perto por Rodrigo Caio, que faz grande temporada e mudou de posicionamento com a chegada de Marí ao Flamengo.

  1. Geromel (Grêmio) ⬆
  2. Rodrigo Caio (Flamengo) ⬆
  3. Rodrigo Moledo (Internacional) ⬇
  4. Dedé (Cruzeiro)
  5. Lucas Veríssimo (Santos) ⬆

ZAGUEIRO PELA ESQUERDA: Cuesta

Na disputa acirrada entre Cuesta e Kannemann, as semifinais da Copa do Brasil foram decisivas na escolha. Enquanto o gremista acabou expulso após entrada duríssima em Léo Cittadini, o colorado teve boa atuação diante do Cruzeiro e ainda deu linda assistência para Edenílson fechar o placar. Marí e Castan aparecem como novidades no top 5.

  1. Víctor Cuesta (Internacional)
  2. Kannemann (Grêmio) ⬆
  3. Pablo Marí (Flamengo) ⬆
  4. Gustavo Henrique (Santos)
  5. Leandro Castan (Vasco) ⬆

LATERAL-ESQUERDO: Jorge

Líder de assistências do Santos no Campeonato Brasileiro (4), ele deixou sua marca no último jogo realizado, contra o Fortaleza na Vila Belmiro. É um dos destaques do time de Sampaoli, foi convocado por Tite para os amistosos da Seleção e ainda enfrenta baixa concorrência no país. Mas Filipe Luís chegou bem ao futebol brasileiro e pode ameaçar o posto...

  1. Jorge (Santos)
  2. Filipe Luís (Flamengo) ⬆
  3. Reinaldo (São Paulo) ⬆
  4. Danilo Avelar (Corinthians) ⬇
  5. Diogo Barbosa (Palmeiras) ⬇

PRIMEIRO VOLANTE: Rodrigo Lindoso

Vive ótima fase ocupando a vaga que originalmente era do hoje lesionado Rodrigo Dourado. Além de cumprir bem seu papel, ainda apareceu na frente para marcar diante do Flamengo na Libertadores e na vitória sobre o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. Com a saída de Cuéllar, Arão passa a cumprir a função no Flamengo e aparece com destaque. Marcado por expulsões, Felipe Melo caiu para o quarto lugar.

  1. Rodrigo Lindoso (Internacional) ⬆
  2. Willian Arão (Flamengo) ⬆
  3. Gregore (Bahia)
  4. Felipe Melo (Palmeiras) ⬇
  5. Diego Pituca (Santos) ⬇

SEGUNDO VOLANTE: Bruno Guimarães

O Flamengo quase emplaca mais um jogador nessa posição, mas, em decisão difícil, o ótimo início de Gerson no Rubro-Negro carioca perdeu para a excelente temporada de Bruno Guimarães no Athletico-PR. Aos 21 anos, o jogador toma conta do meio-campo do Furacão finalista da Copa do Brasil. Após queda de produção, Edenílson voltou a brilhar nas semifinais da Copa do Brasil e ficou com o terceiro lugar. Matheus Henrique e Júnior Urso fecham o top 5.

  1. Bruno Guimarães (Athletico-PR)
  2. Gerson (Flamengo) ⬆
  3. Edenílson (Internacional) ⬇
  4. Matheus Henrique (Grêmio) ⬆
  5. Júnior Urso (Corinthians) ⬆

MEIA: Arrascaeta

O momento do uruguaio é espetacular na campanha que levou o Flamengo ao primeiro lugar do Campeonato Brasileiro. São oito gols e sete assistências na competição, um de cada contra o Palmeiras, concorrente direto pela ponta, no último fim de semana - isso sem falar na pintura de bicicleta diante do Ceará. Sánchez perde espaço no Santos e perde posições, enquanto Daniel Alves dá o ar da graça, mas ainda sem grande brilho.

  1. Arrascaeta (Flamengo) ⬆
  2. Jean Pyerre (Grêmio)
  3. Carlos Sánchez (Santos) ⬇
  4. Thiago Galhardo (Ceará) ⬆
  5. Daniel Alves (São Paulo) ⬆

PONTA DIREITA: Everton Ribeiro

A fase do camisa 7 do Flamengo não é tão excelente como a de alguns companheiros, mas a falta de jogadores com grande destaque na função em outros clubes o ajuda na manutenção da vaga no Seleção GE. Everton Ribeiro acumula boas atuações ao longo do ano e marcou pela última vez na vitória sobre o Grêmio pelo Brasileiro.

  1. Everton Ribeiro (Flamengo)
  2. Pedrinho (Corinthians)
  3. Alisson (Grêmio) ⬆
  4. Artur (Bahia) ⬆
  5. Cazares (Atlético-MG) ⬇

PONTA ESQUERDA: Everton

Talvez a grande disputa do Seleção GE seja nesta posição. Bruno Henrique, do Flamengo, está voando, ajudando o Flamengo com gols importantíssimos, e inclusive foi lembrado por Tite na Seleção. Mas Everton Cebolinha segue na pegada que o colocou como titular e artilheiro na Copa América. Na Libertadores, ele foi fundamental participando dos dois gols do Grêmio na classificação sobre o Palmeiras. A semifinal do torneio continental, inclusive, pode inverter essa ordem...

  1. Everton (Grêmio)
  2. Bruno Henrique (Flamengo)
  3. Soteldo (Santos) ⬆
  4. Rony (Athletico-PR) ⬇
  5. Yony González (Fluminense)

CENTROAVANTE: Gabigol

O camisa 9 do Flamengo já vive sua temporada mais artilheira da carreira, com 28 gols em 38 jogos. É artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro, fez gols decisivos nas classificações sobre Emelec e Internacional na Libertadores. Desde a última parcial do Seleção GE, balançou a rede seis vezes em cinco partidas. Não está dando para a concorrência!

  1. Gabigol (Flamengo) ⬆
  2. Guerrero (Internacional) ⬇
  3. Gilberto (Bahia)
  4. Eduardo Sasha (Santos) ⬆
  5. Marco Ruben (Athletico-PR) ⬇

TÉCNICO: Jorge Jesus

Com domínio rubro-negro entre os jogadores, o técnico não poderia ser outro. O português levou o Flamengo ao topo do Brasileiro e ainda colocou seu nome na história ao levar o time de volta a uma semifinal de Libertadores 35 anos depois. Mas Renato Gaúcho, bem nas Copas, está na cola...

  1. Jorge Jesus (Flamengo) ⬆
  2. Renato Gaúcho (Grêmio) ⬆
  3. Jorge Sampaoli (Santos) ⬇
  4. Tiago Nunes (Athletico-PR)
  5. Odair Hellmann (Internacional) ⬇
Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade