O secretário de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, avaliou como positiva a presença do público na partida entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela Libertadores. O secretário disse que o protocolo da prefeitura foi respeitado, apesar de ter havido aglomerações dentro e fora do estádio e diversos torcedores terem ignorado o uso das máscaras.
— Acho que ocorreu tudo bem. Teve a proteção adicional, que foi o uso da máscara e o distanciamento, mas sabíamos que isso não tinha como ser cumprido totalmente. Com todo mudo vacinado e com a testagem esperávamos que iria acontecer isso (aglomerações).
LEIA : Everton Ribeiro se torna o segundo jogador com mais jogos pelo Flamengo na Libertadores
Soranz também disse que a testagem obrigatória para que o público entre nos eventos-testes, caso da partida e de outras programadas para os próximos dias, como do Vasco e Botafogo, têm sido benéficas. Segundo contou, apenas nesta quarta-feira, 180 pessoas que pretendiam ir ao jogo foram diagnosticadas com coronavírus. Ao todo, o público presente no Maracanã foi de 23.083 pessoas.
Análise : David Luiz dá segurança ao Flamengo em estreia e é ovacionado pela torcida
— O número de testes que deram positivo foi de 180 e essas pessoas não puderem sequer retirar os ingressos e ficaram de fora do jogo. Com o início dos eventos-testes têm aumentado a quantidade de testes realizados. Por causa do jogo dobrou o número de testes realizados na cidade. E aumentar o número de testagem é bom porque a pessoa é diagnosticada ainda no período assintomático e sai de circulação — contou.
Soranz também afirmou que os dados da partida entre Flamengo e Grêmio, pela Copa do Brasil, no último dia 15, que foi o primeiro evento com público no Maracanã, mostram que não houve circulação do vírus no público que foi um pouco mais de 6 mil pessoas.
Brasileiro : Flamengo pode se aproximar de Atlético-MG e Palmeiras na próxima rodada do Brasileiro
— Estamos analisando os dados os dados deste jogo e não houve aumento no pico de notificações —contou.