Savarino resolve, Atlético-MG vence Flamengo e aumenta pressão sobre Ceni

Após um primeiro tempo disputado, o Atlético-MG voltou com tudo e liquidou o Flamengo em apenas sete minutos do segundo tempo no Mineirão. Com dois gols de Savarino (Arão diminuiu), o Galo venceu por 2 a 1, em jogo válido pelo Brasileiro , e deixou o técnico Rogério Ceni ainda mais pressionado.

Os atleticanos se aproveitaram de espaços deixados no lado direito de ataque para construírem a vitória no duelo. Sem forças para reagir, o Rubro-negro lutou, conseguiu diminuir no final, porém sucumbiu diante de um adversário que jogou com inteligência para garantir o triunfo.

Na próxima rodada, o Fla recebe no domingo (11) a Chapecoense , às 18h15, no Maracanã. O Galo, por sua vez, faz o clássico mineiro diante do América-MG , sábado (10), às 19h, no Independência.

Flamengo é nocauteado

Com Arrascaeta de volta, o Flamengo fez um jogo franco no primeiro tempo, mas as mexidas de Ceni não surtiram o efeito desejado. Com Matheuzinho e Hugo Moura nas vagas de Isla e Bruno Viana, mexidas feitas no intervalo, a equipe não conseguiu ter a força desejada pelo lado e foi nocauteado pelo rival, que fez dois gols em sequência e liquidou a fatura ainda no início da etapa final. Já próximo aos acréscimos, Willian Arão marcou, acendeu as esperanças da equipe, mas não foi o suficiente.

Dois tempos distintos do Galo

A atuação do Atlético-MG nesta noite pode ser dividida em duas partes. Se no primeiro tempo a equipe comandada pelo técnico Cuca pouco assustou o rubro-negro carioca, no segundo os donos da casa se mostraram bem mais sólidos em campo. Nos 45 minutos iniciais, a equipe mineira errou muitos passes, principalmente no meio de campo, e, apesar de estar mais perto de abrir o placar no Mineirão, foi para o vestiário ciente de que deveria voltar com outra postura para o segundo tempo. Na etapa complementar, contanto com noite inspirada do venezuelano Savarino, o Galo precisou de dois minutos de intervalo entre o primeiro e o segundo gol. A partir daí, com mais tranquilidade no placar, o Alvinegro conseguiu neutralizar as investidas do Flamengo. Nos minutos seguintes, além de ganhar mais espaço para chegar ao gol de Diego Alves, o time mineiro conseguiu segurar o ímpeto do Flamengo.

Savarino e Nathan em grande noite
Savarino -  FERNANDO MORENO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO -  FERNANDO MORENO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: FERNANDO MORENO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Se nos primeiros 45 minutos o jogo foi de muitos passes errados e de pouca criatividade, na volta do intervalo o time voltou elétrico e efetivo nas finalizações. Porém, mesmo com o coletivo funcionando bem, dois jogadores merecem menção especial nesta quarta-feira.
Autor de dois gols na vitória sobre os rubro-negros, o venezuelano Savarino deu bastante trabalho para a defesa carioca. Arisco, ele Savarino se movimentou bastante e, em vários momentos, bagunçou o sistema armado por Ceni. Já o zagueiro de 24 anos, que reestreou pelo Galo, se mostrou bastante seguro ao lado de Alonso e Réver. Além da boa marcação, também deu passes importantes que ligaram a defesa ao ataque.

Bruno Viana não vai bem

Escolhido para formar a zaga com Rodrigo Caio, Bruno Viana não teve boa atuação. Inseguro, o jogador errou domínios de bola e foi mal em algumas saídas de jogo pelo lado direito. Mal na partida, deu lugar a Hugo Moura no intervalo.

Arrascaeta de volta
Arrascaeta - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

De volta após a disputa da Copa América, o meia Arrascaeta voltou ao Flamengo e fez a equipe subir de produção. Com espaço para circular, o uruguaio acertou bons passes e mostrou a conhecida categoria enquanto o time estava fazendo um jogo parelho. Cansado, caiu de produção e perdeu uma chance clara para empatar.

Galo diferente

Para encarar o Flamengo, o técnico Cuca preparou mudanças no Atlético-MG . Pela primeira vez, o comandante do Galo optou pelo esquema com três zagueiros. Reestreando após voltar de empréstimo, Nathan Silva teve Réver e Alonso como companheiros. O paraguaio, inclusive, voltou ao time depois de disputar a Copa América.

Cronologia

Aos cinco minutos do segundo tempo, Savarino recebeu de Hulk e abriu o placar. Aos sete, Mariano cruzou e Svarino só empurrou para ampliar. Aos 42 do segundo tempo, Arão cabeceou e diminuiu.

"Até logo" de Arana

Convocado pelo técnico André Jardine para os Jogos Olímpicos, o lateral esquerdo Guilherme Arana viveu noite de 'até logo' no Mineirão. Um dos escolhidos para tentar a segunda medalha de ouro do futebol masculino brasileiro, o camisa 13 deverá desfalcar o Alvinegro em nove partidas; ele fica de fora dos duelos contra Boca Juniors -ARG e Bahia, pelas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, respectivamente.

Mineirão 100

A noite desta quarta-feira marcou também o jogo de número 100 do Atlético-MG no "Novo Mineirão. Desde a reinauguração do principal palco do futebol mineiro, em fevereiro de 2013, o Galo havia feito 99 partidas. Foram 59 vitórias, 21 empates e outras 20 derrotas. A equipe marcou 184 gols e levou 95.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X FLAMENGO

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021
Data: 7 de julho de 2021 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Raphael Trombeta (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Gols: Savarino, aos 5 minutos do segundo tempo; Savarino, aos 7 minutos do segundo tempo; Willian Arão, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: João Gomes (FLA); Marrony (ATL)
Cartões vermelhos: -

Atlético-MG: Everson, Mariano, Nathan Silva, Alonso, Réver, Arana; Allan, Tchê Tchê, Zaracho (Nathan), Savarino (Marrony) (Sasha) e Hulk (Jair). Técnico: Cuca

Flamengo: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Bruno Viana (Hugo Moura) e Filipe Luís; João Gomes, Willian Arão, Arrascaeta e Michael; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Rogério Ceni.

Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Fonte: Uol
publicidade
publicidade