Samuel Lino, a contratação mais cara da história do Flamengo, enfrenta um momento desafiador no clube. Embora seja um titular indiscutível sob o comando do técnico Filipe Luís, suas atuações recentes não têm correspondido às expectativas, e o jogador busca recuperar o protagonismo que teve ao marcar seus primeiros gols e ser convocado para a Seleção. A oportunidade de brilhar novamente pode surgir em um confronto contra o clube que sempre foi seu coração.
Um Corintiano em Terras Rubro-Negras
“Eu sou corintiano, gosto muito do Corinthians. Sempre que volto ao Brasil de férias vou a um jogo. É o clube do meu coração. Estive quase, mas um dia sonho em jogar no Corinthians”, declarou Lino em fevereiro de 2024, em entrevista à TNT Sports.
Desde sua infância, o atacante frequentava os jogos do Corinthians durante suas férias no Brasil e chegou muito perto de vestir a camisa alvinegra. Em 2018, Lino jogou pelo Flamengo por empréstimo nas categorias de base, onde conquistou a Copinha. Após retornar ao São Bernardo, recebeu um convite para conhecer o Corinthians.
Um Encontro que Deixou Marcas
A visita ao Parque São Jorge, no entanto, não saiu como o esperado. Ao chegar, um segurança, em tom de deboche, afirmou que o diretor da base não estava presente. “Ele falou: 'sabe o que você pode fazer? Pode ir almoçar e depois você volta aqui' num tom de ironia e de deboche. Meu empresário ficou muito bravo porque achou que foi uma falta de respeito”, relatou Lino à ESPN em 2022.
O atacante, sentindo-se desrespeitado pela forma como foram tratados, decidiu não prosseguir com a negociação. “Se as coisas não começam bem, não iriam terminar bem, então era melhor não acontecer. E olha que eu sou corintiano, viu. E não aceitei.”
A Decisão de Voltar ao Brasil
Em julho, Samuel Lino foi anunciado como novo reforço do Flamengo, em uma transação que custou 22 milhões de euros (aproximadamente R$ 143 milhões na época), além de bônus por metas. Sua decisão de retornar ao Brasil foi influenciada por uma conversa com Memphis Depay. Durante suas férias em São Paulo, Lino encontrou o atacante holandês, que elogiou o crescimento do futebol brasileiro.
“O futebol brasileiro vem num crescimento gigantesco. Encontrei com o Memphis e ele falou para mim: 'O futebol está crescendo bastante aqui', e eu falei que era verdade, estrutura e tudo. E depois que começou o interesse do Flamengo, eu não pensei: 'Ah, porque sou novo, tenho que ficar na Europa”, contou Lino em sua apresentação no clube.
Desempenho e Expectativas no Flamengo
Até o momento, Samuel Lino já disputou 13 partidas pelo Flamengo, acumulando oito vitórias, duas derrotas e três empates. Ele contribuiu com quatro assistências e dois gols, mas não conseguiu balançar as redes nas últimas cinco partidas. Após alcançar a semifinal da Libertadores, o Flamengo agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o desafio de manter a liderança. O próximo confronto está marcado para às 20h30 (de Brasília) deste domingo, na Neo Química Arena. Com um tropeço na última rodada, o time precisa da vitória para não perder a ponta da tabela.