Neste domingo (13), o Flamengo arrancou empate por 1 a 1 com o São Paulo, no Maracanã, pela última rodada do 1° turno do Brasileirão , e somou o terceiro tropeço seguido na temporada. Após a partida, o técnico Jorge Sampaoli falou em coletiva e disse que ainda se sente "em adaptação" ao elenco rubro-negro.

Na última quinta-feira (10), em Assunção (PAR), os cariocas foram derrotados de virada por 3 a 1 pelo Olimpia e disseram adeus à disputa da CONMEBOL Libertadores ainda nas oitavas de final . E a queda foi acompanhada de mais um resultado negativo na temporada, jogando em casa, contra um time reserva do Tricolor.

Durante a coletiva, o técnico argentino foi questionado se já conseguiu se adaptar ao Flamengo e foi sincero. Sampaoli revelou, inclusive, o que o incomoda no futebol.

"Tem uma postura de projeção. Os jogadores que não estão na seleção inicial do treinador precisam abrir um processo de comunicação e adaptação. E a comissão técnica está se adaptando aos jogadores do Flamengo. Estamos tentando que resolvam os vínculos dentro de campo que já acontecem há muito tempo. Se você observa meus times anteriores, são totalmente diferentes. Têm uma adaptação ao jogador. Eu acho que não posso me retirar da responsabilidade, não tenho nenhum problema em me criticar. Sou um treinador que sempre quer que o time jogue como no segundo tempo, como hoje. Mas o time não venceu. Vi uma imagem de protagonismo hoje. Mas quando o time entra com passividade e acomodado, aí sim me sinto incomodado. É preciso tentar equilibrar a projeção com a execução, e fazer uma mistura que nos permita sair (do momento ruim) pelo menos a curto prazo. Eu trato de fazer com que a equipe tenha um grau alto de intensidade, de pressão e de ataque. Mas tem coisas que ainda não consegui", começou por dizer.

"Nós pensamos em apresentar um bom futebol em todos os jogos. E a gente trabalha o tempo inteiro para que a equipe seja protagonista do jogo. E seguir lutando para que isso aconteça. Depois, já falei quando cheguei e falei o motivo de ter vindo. E o motivo de não ter conseguido com que o time não tenha essa sensação de protagonismo. Eu seguramente tento todos os dias, o meu trabalho é pensar 24h. Vou sempre dar o melhor de mim para que o time consiga isso. O futebol às vezes te dá a chance de ter sucesso, outras não. Mas as tentativas são cada vez mais exigentes e com mais informações para que o time faça o que eu quero", prosseguiu.

Na próxima quarta-feira (16), novamente no Maracanã, o Flamengo tem jogo decisivo pela semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio . Os cariocas têm vantagem por 2 a 0 no agregado por conta do triunfo na ida, em Porto Alegre . E Sampaoli foi questionado se, por acaso, uma nova eliminação em copas poderá de alguma forma acabar com a sua passagem pelo Rubro-Negro.

"Não sei. Isso depende de quem manda. O mesmo que eu falava antes... a diretoria definirá que projeto esportivo quer, e eu defino o time de jogo que quero para o meu jogo. E o jogador precisa jogar. Cada um na sua função. Isso que você fala... precisa perguntar a outra pessoa, não a mim", concluiu.

Próximos jogos do Flamengo: