Sampaoli explica escalação do Flamengo e lamenta atuação: "Hoje foi um passo atrás"

Às vésperas da final da Copa do Brasil, o Flamengo jogou muito mal na noite desta quarta-feira e perdeu por 3 a 0 para o Athletico-PR no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Para piorar, o Rubro-Negro pode sair do G-4 nesta rodada do Campeonato Brasileiro. Na coletiva após a partida, o técnico Jorge Sampaoli lamentou o resultado e explicou a escalação, que foi alvo de críticas:

- O Thiago (Maia) era pela lesão do Filipe (Luís) ontem, não tínhamos muita alternativa aí. Ia repetir um pouquinho o plano contra o Botafogo, com a ausência do Pulgar usando o David (Luiz) de pivô para se meter na linha de cinco. Enfrentamos uma equipe que tem muito cruzamentos, então o plano tinha referência ao mesmo contra o Botafogo, mas com nomes diferentes.

Questionado sobre a má atuação e por que a torcida deve acreditar na conquista da Copa do Brasil diante do São Paulo, Sampaoli respondeu com otimismo:

- Porque o time fez um grande jogo contra o Botafogo. Hoje fez um jogo nervoso. Quando jogamos como mandante temos mais imprecisões. Eu confio muito nesta final, em fazer esses dois jogos importantes para que o clube tenha um título. Sigo esperançoso.

Veja outras respostas de Sampaoli

Protestos da torcida

- Sim, sim, afeta, sem dúvida. A chegada... a chegada não foi uma boa chegada (do time ao Espírito Santo), depois de ter feito um grande jogo contra o Botafogo, ganhando do líder na sua casa. Foi algo estranho para mim (recepção no hotel). Com uma tendência à crítica que lamentavelmente afeta. Afetou hoje a jogadores que têm muita "pressa", e os adversários se aproveitam dessa imprecisão. Normal, mas temos que saber que isso vai acontecer. Inclusive, pode acontecer domingo na final. Mas temos que ter a capacidade e a valentia de enfrentar uma situação que nos dá a possibilidade de ganhar um título.

Avaliação do trabalho

- Avaliação real... Se você tira o jogo da Libertadores, foi o único jogo que perdi em Libertadores. Saímos eliminados, é verdade, foi lamentável. Mas essa derrota, sinceramente, não esperava. Antes dessa derrota, tínhamos 67% dos pontos em um ano difícil do clube, com um montão de inconvenientes. Tentamos todos os dias solucionar.

- Sinceramente, hoje foi um passo atrás porque vínhamos com muita ilusão. Mas o futebol... Neste clube, demanda ganhar sempre, e hoje ficamos em dívida basicamente por nós, comissão técnica, pela ilusão que tínhamos nesse jogo, que era muito importante para nós. Se não foi, considero que a pressa e a obrigação que geram as pessoas sobre nós é maior do que podemos resolver até agora.

Por que não o Allan?

- Expliquei na pergunta anterior. Por esse tema de repetir sistema da partida contra o Botafogo. Sem Pulgar, o único volante defensivo que poderia fazer “a função de cinco” era o David Luiz.

Final contra o São Paulo

- Um jogo que, por ser uma final, vai ter uma atenção importante. Os dois times têm grandes jogadores. São Paulo foi buscar o Lucas Moura no mercado, o James Rodríguez, se reforçou para ganhar. Então temos que estar em uma muito boa tarde para ganhar esse título porque o rival é muito forte.

Como explicar goleadas?

- A de hoje, lamentavelmente, jogamos muito tempo com um jogador a menos. A equipe seguiu tentando buscar o empate. Em um erro não forçado, veio o segundo e aí se complica um pouco. Porque jogar com um jogador a menos e perdendo, tendo que remontar o jogo, com a pressa, a tensão, com a obrigação que o time tinha hoje, era muito difícil. Sinceramente valorizo a atitude que tiveram os jogadores de buscar, mesmo com um homem a menos, com certa pressa, certa incapacidade. Lamentavelmente no final o time rival fez dois gols que marcam uma diferença que não sei se é a que se passou no jogo.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte