Mesmo com o título virtual do Palmeiras no Brasileirão 2023 , após os resultados da 37ª rodada, o título ainda está em disputa, por causa do Atlético-MG. Segundo a ferramenta Bola de Cristal , o alviverde tem 99,97% de chances de conquistar o bicampeonato consecutivo, e os meros 0,03% do alvinegro residem na possibilidade do time se igualar em pontos, e tirar a diferença de oito gols de saldo, critério onde os paulistas vencem por 31 a 23.
A equipe de Abel Ferreira está na primeira colocação, com 69 pontos, enquanto o time treinado por Felipão é o vice-líder, com 66. Assim, o Palmeiras precisa perder para o Cruzeiro, no Mineirão, na última rodada, enquanto o Galo necessita vencer o Bahia, na Fonte Nova. Todos os jogos serão na quarta-feira (6), às 21h30.
Caso isso aconteça, o critério de desempate será o saldo de gols, já que a quantidade de vitórias se igualaria (20). No entanto, tirar a diferença de oito gols é impossível, quando se analisa a pior derrota alviverde no campeonato, assim como a melhor vitória atleticana.
- Quatro times e três vagas restantes no G4: como será a disputa por um lugar direto na Libertadores
O maior revés sofrido pelo Palmeiras foi o 3 a 0 para o Flamengo, na 33ª rodada, pelo placar de 3 a 0. Já o melhor placar construído pelo Galo foi a goleada de 4 a 0 sobre o Cuiabá, na 5ª rodada. Se esses resultados se repetissem, o líder continuaria na frente, com um de saldo (28 a 27).
Até mesmo se o saldo for igualado, o Palmeiras leva a melhor, porque tem mais gols feitos na competição (63 a 51) em relação ao Atlético. Portanto, os placares destes jogos finais precisariam ser ainda mais elásticos. É por essa razão que o alviverde está quase com as duas mãos na taça.
Final da Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors; Veja fotos
E se a situação já é difícil para o atual vice-líder, é o pior ainda para o 3º colocado Flamengo, que também tem 66 pontos. A equipe enfrenta o São Paulo, no Morumbi, mas tem o saldo de apenas 15, o que o faria ter que tirar uma diferença de 16 gols em relação ao primeiro colocado da tabela.
A maior diferença de placar que o rubro-negro conseguiu foi de três gols, o que se repetiu em cinco jogos deste Brasileiro — contra Vasco (4 a 1), Coritiba, Grêmio, Palmeiras e América-MG (todas por 3 a 0).