Saiba os prazos que o Flamengo tem para inscrever reforços de olho nas três competições após a janela

O baque produzido pela grave lesão que tirou Pedro da temporada do 2024 fez a diretoria do Flamengo debater se vale ou não tentar a reposição com um atleta livre no mercado . Mas qual o prazo para que o eventual reforço rubro-negro tenha condições de jogo? O ge explica.

Primeiro de tudo é importante destacar que não é possível contratar jogadores de outras equipes nem mesmo dentro do mercado brasileiro. E outra questão: o atleta teria que ter ficado livre no mercado até o dia 2 de setembro, quando a janela de transferências se fechou. Ou seja, se um jogador rescindir contrato a partir do dia 3 em diante, ele não poderá atuar mais em 2024.

Pedro se lesionou em treino da Seleção — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Registradas essas condições, entenda abaixo quais são os prazos para a inscrição de atletas de olho nas três competições que o Flamengo disputa até o fim da temporada.

Se o Flamengo regularizar um eventual reforço até o dia 9 de setembro, ele poderá inscrevê-lo nas três competições que disputa.

Na Copa do Brasil, ele poderia entrar somente na fase semifinal em caso de classificação do Flamengo , já que as quartas de final já estão em andamento. A data-limite para inscrição é exatamente no dia 9.

Fabrício Bruno recebe Carlos Alcaraz no CT do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Para jogar as quartas de final da Libertadores, o reforço teria que ser escolhido pelo Flamengo como uma das três trocas para a fase em questão (concorreria com Alcaraz, Alex Sandro, Gonzalo Plata e o lesionado Michael). Tais mexidas têm que ser definidas até o dia 13 de setembro.

Para a sequência do Brasileiro, ele poderia ser inscrito até o dia 20 de setembro, data-limite para que os clubes façam até oito trocas em relação aos 50 nomes que o clube pode inscrever até 9 de setembro.

Se contratado depois da data em questão, o possível reforço fica automaticamente fora da Copa do Brasil, mas ainda teria condições de jogar as outras duas competições.

Neste caso, a regra para ter o reforço tanto nas quartas de final da Libertadores quanto no Brasileirão são as mesmas citadas no tópico anterior, nos prazos de 13 e 20 de setembro, respectivamente.

Alex Sandro em ação no treino do Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo

O reforço ficaria fora da Copa do Brasil e das quartas de final da Libertadores. Mas ainda poderia ser inscrito no torneio continental se o Flamengo avançar para a semifinal e também no Brasileiro.

No caso da Libertadores, os clubes semifinalistas poderão fazer as últimas três trocas de jogadores em sua lista até 18 de outubro, data limite de inscrição no torneio da Conmebol.

Plata com a camisa 45 do Flamengo em primeiro dia no Ninho — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O reforço não poderia mais jogar a Copa do Brasil e nem o Brasileiro, restando apenas a Libertadores em caso de classificação para a semifinal, respeitando o mesmo prazo do tópico anterior.

Em um eventual título da Libertadores do Flamengo , o atleta contratado também poderá ser inscrito normalmente no Mundial de Clubes em dezembro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte