Bap definiu a diretoria que o acompanhará no Flamengo pelos próximos três anos. O presidente eleito enxugou algumas pastas e nomeou 14 vice-presidentes dos 19 previstos no Estatuto. Eles formarão o conselho diretor.
A proposta de Bap é que os VPs tenham menos poder durante sua gestão, funcionando mais como conselheiros. Eles serão responsáveis por contratar os diretores para seus respectivos setores e não terão influência nas decisões tomadas pelos profissionais.
O vice-presidente de Bap é advogado e procurador do Estado do Rio de Janeiro. Willeman é mestre em Direito da Empresa e Tributação pela Universidade Candido Mendes e doutor em Direito, Instituições e Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro de 2014 a 2016. É também conselheiro titular da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Rio de Janeiro - e professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Sócio benemérito do Flamengo , ele foi VP Jurídico do clube entre 2013 e 2018.
O VP de Procuradoria Geral é responsável por emitir parecer e dar assistência jurídica aos Poderes e órgãos do Flamengo , defender os interesses legais e representar o clube em juízo, além de auxiliar o presidente nas atividades junto aos órgãos e entidades governamentais e desportivas.
Possui mais de 35 anos de experiência como executivo do mercado financeiro, tendo sido sócio, diretor de operações e presidente de diversas instituições financeiras nacionais e internacionais, como Banco Pactual, Banco Bozano Simonsem, Banco Santander, Ágora Corretora, Banco Brasil Plural e Corretora Genial. Foi também sócio da Macedo Lobo & Pracownik Advogados, diretor financeiro do Grupo Brasif e sócio-fundador e presidente da Win The Game. Atualmente é membro do Conselho de Administração do Banco Digimais e presidente da Flowa Technologies e da Base Exchange, futura Bolsa de Valores do Brasil no Rio de Janeiro. No Flamengo , ele já ocupou diversas vice-presidências, como as de Planejamento, Marketing, Administração, Fla-Gávea e de Finanças.
VP de Finanças executa e controla a política econômico-financeira do Flamengo , controla e recebe as taxas e mensalidades devidas pelos associados e coordena com as demais vice-presidências os seus gastos e necessidades materiais, buscando receitas para supri-las.
Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Palmer tem MBA Executivo pelo Coppead/UFRJ e MBA em Derivativos pela FGV/RJ. Possui mais de 30 anos de experiência no setor corporativo, com atuação em Recursos Humanos e Finanças, além de vivência internacional em parcerias estratégicas na Europa. Fabio possui expertise em estratégias com derivativos, operações de mercado e análise técnica, além de atuar como instrutor em cursos especializados. É CEO do Grupo Seres desde 2005 e também atuou como diretor financeiro da Seres Consultoria, gestor de fundos na USB Asset Management e operador de mesa em instituições financeiras.
O VP de Futebol e de Futebol de Base gere todas as atividades relacionadas ao futebol profissional e às categorias de base, além de todas as categorias do futsal, e ajuda a recrutar, selecionar e formar atletas.
Sócio-fundador da Bichara e Motta Advogados, Marcos tem pós-graduação em Direito Empresarial Contemporâneo, mestrado em Direito Econômico Internacional na University of Warwick (Inglaterra) e em Direito Honoris Causa em International Sports Law pelo Instituto Superior de Derecho y Economia-ISDE (Espanha). Atua no mercado do esporte desde 1997, quando iniciou como diretor e representante internacional do Flamengo . Prestou assessoria jurídica em algumas das maiores operações do mercado esportivo mundial, além de ter participado de grupos de trabalho do Governo Brasileiro e da Fifa.
O VP de Administração tem como funções: gerir o patrimônio mobiliário do Flamengo ; propor, controlar e executar a política de Recursos Humanos, de telefonia e de gestão de material (exceto o esportivo); fornecer meios aos demais departamentos para a execução de suas tarefas.
Profissional especializado em projetos turnaround - estratégias de reestruturação e recuperação de empresas que estão passando por dificuldades. Atualmente atua como diretor financeiro da Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro. Atuou em posições de liderança em empresas de diversos segmentos no Brasil, como Thyssenkrupp, Comitê Olímpico Rio 2016, CCR VLT no Rio de Janeiro e Descomplica Edtech. Também participou do Conselho de Administração de empresas como Thyssenkrupp e CEDAE. É graduado em Direito e ex-aluno da Stanford Graduate School of Business e Harvard Business School.
O VP de Patrimônio gere o patrimônio imobiliário do Flamengo , além de planejar, executar e fiscalizar obras do clube. Temas relativos à construção do estádio ficarão sob sua responsabilidade, por exemplo.
Executivo especializado em marketing esportivo, com passagem por algumas das maiores agências do país e clientes como Corinthians, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Confederação Brasileira de Vôlei, Fifa, Vivo, Ipiranga, Coca Cola, Mastercard etc. Foi diretor de marketing da Confederação Brasileira de Basquete, consultor do Ministério do Esporte e, no Flamengo , atuou como diretor executivo e vice-presidente de Marketing entre 2006 e 2009.
Como VP de Marketing e Comunicação, Ricardo irá gerir as atividades de comercialização das marcas, propriedades e eventos do Flamengo , através de patrocínios, licenciamentos e relacionamento; desenvolver projetos para obter e aumentar recursos financeiros mediante exploração da marca e negociar o conteúdo econômico dos contratos de material esportivo. Já a pasta de Comunicação cabe propor, controlar e executar a política de comunicação e desenvolver estratégias para ampliação do quadro associativo. A VP de Consulados e Embaixadas promove atividades e práticas relacionadas aos consulados e embaixadas do Flamengo , criadas fora da região metropolitana do Rio.
É engenheiro formado pela UFRJ e mestre em Gestão Internacional pela Lancaster University (Inglaterra). Também possui especializações em Engenharia Econômica e em Desenvolvimento Econômico e Social, pela UFRJ. Funcionário do BNDES há mais de 21 anos, onde ocupou diversas posições executivas e atualmente é assessor sênior da diretoria do BNDES. Sócio emérito do Flamengo , foi VP de Secretaria no primeiro mandato da chapa azul (2013-2015) e Presidente da Assembleia Geral de 2015 a 2018.
O VP de Gabinete da Presidência assessora o presidente e o vice-presidente em assuntos institucionais e administrativos, bem como na coordenação das ações dos vice-presidentes, na análise do mérito e oportunidades de projetos e propostas submetidas ao presidente, além de supervisionar as atividades administrativas da presidência.
É administrador com MBA em Administração e Finanças e mestre em Direito Empresarial, com especialização em Concorrência e Regulação de Mercado. Sérgio Bessa atua como conselheiro fiscal de empresas de capital aberto no Brasil. Foi Coordenador de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e atua como palestrante e professor da FGV nos cursos de MBA. Foi diretor do Banco Bozano Simonsen e o responsável pela área administrativa e financeira do Banco Meridional, após sua privatização. Como auditor, trabalhou na Price Waterhouse e como gerente de auditoria do Banco Bozano Simonsen. É sócio do Flamengo desde 2012, membro do Conselho Deliberativo desde 2015 e membro efetivo eleito do Conselho Fiscal desde 2019.
O VP de Planejamento é responsável por elaborar, desenvolver e acompanhar o planejamento estratégico do clube e também assessor o presidente na elaboração e apresentação, para aprovação do conselho diretor, das propostas orçamentárias do Flamengo .
Formado em Engenharia, o executivo tem extensa trajetória no mundo corporativo, ocupando na última gestão o cargo de vice-presidente de Responsabilidade Social do Flamengo . Fez carreira em liderança estratégica no Brasil, Estados Unidos e América Latina. Na sua atuação como VP, Ricardo Campelo ajudou a implementar projetos de inclusão, diversidade e engajamento com a comunidade, ampliando o alcance e a transformação social do clube, buscando usar a educação através do esporte para gerar um impacto positivo e sustentável.
Cabe ao VP de Responsabilidade Social e Cidadania criar e executar ações sociais e de cidadania em diversas comunidades do Brasil e do mundo, de forma sustentável, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
É presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc. Fábio é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Administração pela COPPEAD-UFRJ e pós-graduação pela Universidade de Harvard. Ele ocupou posições executivas de marketing, vendas e gerência-geral no mundo da internet e telecomunicações, serviços financeiros e bens de consumo em companhias como Citibank, P&G e Pepsico. O executivo trabalhou durante mais de uma década nos Estados Unidos como presidente do negócio digital da AT&T. O VP do Flamengo participa do CDES (Conselhão) da Presidência da República desde 2016.
O VP de Tecnologia da Informação gere o parque tecnológico abrangendo todos os equipamentos de informática e softwares; administra treinamentos sobre o uso adequado de programas e equipamentos; propõe e implanta projetos de modernização do fluxo de informações, automatizando os procedimentos para todas as áreas; promove a integração digital entre as diversas áreas, garantindo a segurança do tráfego de dados dentro da rede interna do clube.
Executivo com mais de 40 anos de experiência no mercado financeiro e gestão empresarial. Desde 2001, é sócio-diretor da Integral Sports. Anteriormente, atuou como sócio-diretor da Integral Corretora de Títulos e Valores Mobiliários (1994-2001) e como Agente Autônomo no mercado financeiro (1991-1994). Foi gerente de operações na Fiança Corretora de Títulos e Valores Mobiliários (1986-1991), gerente de renda fixa na Fórmula Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (1982-1986) e gerente de leasing para Rio de Janeiro e Espírito Santo no Banco Comind (1980-1982). Foi VP de Relações Externas do Flamengo de 1993 a 1994) e é sócio emérito do clube, fazendo parte do quadro associativo desde 1962.
A reponsabilidade do VP de Relações Externas é apoiar, dinamizar e coordenar as ações de cooperação entre entidades desportivas e governamentais e elaborar estudos e análises prospectivas sobre fatores de desenvolvimento.
Atuou como Agente Especial da Polícia Federal (1983-2012) e Oficial do Exército Brasileiro (1981-1982). Foi presidente (2000-2003) e diretor (2003-2006) do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal/RJ. No âmbito estadual, exerceu o cargo de diretor de fiscalização do Procon-RJ (2013-2016). Em Niterói, foi chefe de gabinete na Câmara de Vereadores (2018-2020) e Secretário Municipal de Políticas de Drogas (2020). No setor privado, realizou consultorias nas áreas de segurança eletrônica, comunicação e varejo, assessorando redes de supermercados e empresas como a Seltec Comunicações e Segurança Eletrônica. Fábio teve participação ativa em diversas comissões e foi vice-presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo (2022-2024).
O VP de Secretaria Geral gere o cadastro dos associados; lavra e assina (junto com o presidente) as atas das reuniões do conselho diretor; preside a comissão de sindicância; expede, recebe, distribui e arquiva a correspondência do clube; expede normas e fiscaliza o cumprimento quanto à elaboração e redação dos documentos e promove a divulgação de documentos administrativos; expede e autentica as carteiras de identificação dos associados.
Economista formado pela Universidade Gama Filho, atuou no Banco Brascan (1978) e passou por instituições como Fundação Refer, Pecvs Corretora e Prosper Corretora, onde esteve entre 1980 e 2016. Foi conselheiro da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e seu último presidente antes da venda, além de conselheiro da Bolsa de Mercadorias e Futuros por 12 anos, incluindo o período de abertura de capital na bolsa. Também integrou os conselhos da ABBC, Ancor e Cetip. Atualmente, é proprietário de uma empresa de consultoria, onde oferece soluções estratégicas para empresas.
O VP de Esportes Olímpicos promove e gere as atividades, inclusive escolinhas, relacionadas à prática de esportes de competição, olímpicos ou não, exceto o remo e o futebol; recruta, seleciona e forma atletas; estabelece o horário de funcionamento das instalações esportivas do Flamengo . Como VP de Remo, Edson irá gerir, promover e desenvolver a prática do remo e recrutar, selecionar e aperfeiçoar a formação desportiva dos atletas.
Com mais de 50 anos de experiência em gestão empresarial e no setor fitness, foi superintendente do Banco do Estado do Rio de Janeiro (1971-1994) e sócio-fundador das redes de academia Bodytech (1994-2010) e Smart Fit Rio (2011-2019). Atualmente, é sócio-proprietário e CEO da DNA Experience, incluindo divisões voltadas para soluções inovadoras e personalizadas no segmento de saúde e bem-estar.
O VP de Patrimônio Histórico organiza, controla, guarda e conserva os valores históricos do Flamengo ; incrementa o acervo através de pesquisas e captação de bens e dados; fornece informações e dá suporte, interna e externamente, para divulgar e preservar a história, as tradições e os símbolos; gere o museu do Flamengo ; coordena a execução de projetos, programas e medidas de incentivo à cultura.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv