Rossi volta à final da Copa do Brasil com novo status no Flamengo e atrás de um final diferente

A final da Copa do Brasil, que começa neste domingo, significa para o Flamengo a chance de um título importante que não acontece desde 2022 e pode salvar o ano rubro-negro. E para Rossi, é a oportunidade de reescrever o final de uma história que começou no ano passado.

Reserva em 2023, o argentino entrou na "fogueira" no segundo jogo da final da Copa do Brasil do ano passado, após o Flamengo ter perdido a primeira partida para o São Paulo no Maracanã por 1 a 0, num gol onde o titular Matheus Cunha saiu errado num cruzamento. O técnico Jorge Sampaoli, então, resolveu trocar o goleiro no Morumbis. Era apenas a segunda vez de Rossi em campo pelo Flamengo e já podendo ser campeão.

O placar de 1 a 1, porém, deu o título ao São Paulo. E o primeiro gol sofrido pelo argentino com a camisa rubro-negra dividiu opiniões: alguns torcedores consideraram que o goleiro poderia ter afastado a bola para mais longe da área na hora em que cortou um cruzamento de soco (veja o lance no vídeo acima) . Rossi não deu a volta olímpica, mas mudou seu status desde então e virou titular absoluto ao dar mais segurança debaixo das traves.

Rossi em ação pelo Flamengo contra o Inter — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Mesmo com a demissão de Sampaoli, ele se manteve dono da posição com todos os treinadores. Mas curiosamente essa volta à final da Copa do Brasil foi numa situação parecida com a do ano passado. Quando estava no comando da equipe esse ano, Tite combinou que deixaria Rossi como titular no Brasileiro e na Libertadores, só que a Copa do Brasil seria de Matheus Cunha.

Com isso, o argentino só foi estrear na atual Copa do Brasil na semifinal, após a demissão de Tite e a efetivação de Filipe Luís no cargo de treinador. Sem sofrer gols nos dois jogos contra o Corinthians, o goleiro ajudou o Flamengo a voltar à decisão do torneio e agora tenta um final diferente do ano passado. Começando pelo jogo de ida neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-MG no Maracanã.

Apesar de uma recente falha na vitória por 4 a 2 sobre o Juventude, Rossi atravessa uma boa fase e com uma pitada de sorte: quando errou, não comprometeu o resultado. E vem de boas defesas nos jogos, incluindo dois pênaltis que pegou de Ganso, do Fluminense, e Almada, do Botafogo. Na classificação sobre o Corinthians na semifinal, ganhou um destaque na página do novo Mundial de Clubes da Fifa (veja na imagem abaixo) , que ele vai disputar em 2025.

Rossi foi destaque na página do novo Mundial de Clubes da Fifa — Foto: Reprodução / Instagram

Campeão carioca pelo Flamengo nessa temporada, Rossi vai em busca de mais títulos com a camisa rubro-negra. Meta individual ele já bateu no clube: aos 29 anos, o goleiro vive a sua temporada com mais duelos sem ser vazado na carreira. Das 55 partidas em 2024, em 25 ele não sofreu gols, superando o seu recorde que foi de 22 jogos com a baliza intacta pelo Boca Juniors na Argentina em 2022.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte