Foi com sufoco - e com direito a duas bolas no travessão -, mas o Flamengo sobreviveu na altitude e passou para as quartas de final. A derrota por 1 a 0 - gol do brasileiro Bruno Sávio - para o Bolívar em La Paz, no estádio Hernan Siles, deu a classificação - no placar agregado, Flamengo 2 a 1.
O adversário da próxima fase é o Peñarol, do Uruguai. Os jogos serão realizados entre os dias 17 e 26 de setembro. A primeira partida será no Maracanã, no Rio de Janeiro. A volta, em Montevidéu.
No final da partida, o goleiro Rossi, destaque do Flamengo no jogo, disse que a estratégia do era manter o Bolívar o mais afastado possível da sua área. Mesmo com dificuldades, ele entende que o time conseguiu evitar maior pressão boliviana na altitude de La Paz.
- Tentamos fazer um jogo que complicasse eles. Sabíamos que eles são uma equipe de pressão alta e, evitando isso, sabíamos que íamos correr menos riscos. Então, propusemos uma partida de mais disputas de bola para cansá-los também, para que tivessem que correr 70 metros até chegar ao nosso gol. Acho que fizemos um grande partida, que é o mais importante - disse Rossi.
O goleiro do Flamengo lembrou a importância de fazer boa vantagem no Maracanã - com os 2 a 0 - e ressaltou a dificuldade de pegar o Bolívar nas condições de La Paz.
- Estamos muito felizes pela classificação. Sabíamos que era uma partida de 180 a 200 minutos. Antes, fizemos valer nossa condição de mandante na primeira partida, mas sabíamos que aqui ia ser complicado, porque o Bolívar é um grande equipe. Eles fizeram uma grande Libertadores, mas fico muito feliz com o trabalho que a equipe fez hoje e ainda mais feliz pela classificação que conseguimos - afirmou o jogador rubro-negro.
Estão classificados cinco times brasileiros para as quartas de final da Libertadores: Fluminense, Atlético-MG, Botafogo, Flamengo e São Paulo. Também jogarão a próxima fase o argentino River Plate, o uruguaio Peñarol e o chileno Colo-Colo.
Os confrontos são:
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv