Após anos brilhando na Europa, Ronaldo Fenômeno ficou perto de jogar no Flamengo, seu time de coração. Antes de iniciar sua história no Corinthians, em 2009, o ex-jogador treinou por um tempo no rubro-negro para se recuperar de uma lesão no joelho. Ao relembrar esse momento, ele admite que "tinha certeza absoluta que jogaria pelo time carioca" e revela que "teve a mesma decepção que a torcida".
— Eu também tinha essa certeza (de jogar no Flamengo). Flamenguista doente, treinando lá todos os dias com os caras, esperando alguém falar: "E aí, está bem, né? Está melhorando? Vamos fazer uns testes". Eu fiquei quatro meses treinando na Gávea com o time principal do Flamengo. Fazia coletivo, chute a gol com o goleiro reserva, pique... fazia tudo. Eu tinha certeza absoluta que uma hora ia jogar ali, mas não fizeram nada — lembra Ronaldo, ao Flow Podcast.
A indefinição sobre um possível acerto com o rubro-negero abriu brecha para o então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, fechar logo um contrato com o ex-atacante da seleção brasileira.
— Esbarrei com o Andrés (Sanchez), do Corinthians, que mexeu os "pauzinhos" dele e me levou ao CT Joaquim Grava para fazer exames. No dia seguinte, ele chegou com um guardanapo: "Vamos fechar esse contrato?". Só falei "vambora". Quem está perdido, não escolhe caminho, né. Eu queria jogar... Para mim, foi a mesma decepção que a da torcida do Flamengo — diz.