Rogério Ceni diz que Flamengo podia ter definido jogo e reclama do Fluminense: "Bateram pesado"

O primeiro Fla-Flu da final do Carioca terminou empatado - Gabigol abriu o placar de pênalti, na primeira etapa, e Abel Hernández deixou tudo igual, no segundo tempo. Os dois decidem o título do Campeonato Carioca de 2021 no próximo sábado, às 21h05, novamente no Maracanã.

Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

O técnico do Flamengo, Rogério Ceni, lamentou as chances desperdiçadas depois de abrir o placar. Ele lembrou que o Fluminense teve até chance de virar a partida.

- Resultado ruim, porque tivemos as chances de fazer o segundo, o terceiro gol. Criamos situações de um contra um, cara a cara com o goleiro. Infelizmente, como aconteceu em outros jogos, em que tivemos domínio e criamos situações, não conseguimos converter. E no fim o Fluminense consegue fazer seu gol. Ainda oferecemos uma oportunidade para o Fluminense virar. Como jogo em si, sob controle, tivemos a maioria das oportunidades de definir a partida. Infelizmente não definimos - disse o treinador do Flamengo.

Rogério Ceni, técnico do Flamengo, orienta a equipe para o ataque — Foto: André Durão
1 de 2 Rogério Ceni, técnico do Flamengo, orienta a equipe para o ataque — Foto: André Durão

Rogério Ceni, técnico do Flamengo, orienta a equipe para o ataque — Foto: André Durão

O treinador reclamou do que considerou faltas "pesadas" no jogo do Fluminense.

- Houve duas pancadas violentas que eram passíveis até de cartão vermelho. No resultado do jogo, se ele não puxa o cartão, não tem influência. Eles picotaram jogo, pararam o jogo, bateram pesado algumas vezes. No mais, foi um jogo disputado, onde ele inventou faltas dos dois lados. Muitas jogadas de disputas normais, que a gente vem de um jogo de LIbertadores agora que tem 20, 30 faltas, você vem para um jogo com 60, 70 faltas, porque o árbitro tem insegurança, não tem capacidade de interpretar a jogada e conduzir o jogo. Aí ele acaba com o jogo. Não deixa nenhum time pegar ritmo de jogo - criticou Ceni.

O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira, no Maracanã, mas desta vez pela Libertadores. O adversário é a LDU, às 21h. Líder do grupo, o time da Gávea precisa apenas de empate para garantr a classificação para as oitavas de final.

O treinador também criticou as decisões da arbitragem. Fez coro com Filipe Luís e acentuou os problemas nas finalizações do time.

- Não estávamos com o pé calibrado para colocar essa bola para dentro e decretar uma vantagem maior enquanto o jogo estava 1 a 0.

Gabigol pede silêncio aos torcedores convidados Final do Carioca Flamengo Fluminense Maracanã — Foto: ANDRÉ DURÃO
2 de 2 Gabigol pede silêncio aos torcedores convidados Final do Carioca Flamengo Fluminense Maracanã — Foto: ANDRÉ DURÃO

Gabigol pede silêncio aos torcedores convidados Final do Carioca Flamengo Fluminense Maracanã — Foto: ANDRÉ DURÃO

Confira a coletiva de Ceni

Queda de rendimento e críticas ao árbitro

- Para jogar 90 minutos dominando o jogo... Se entra a primeira, a segunda, com mais facilidade poderia fazer gols. Quando não entra, começa a ter cruzamento na área, um juiz que picota o jogo todo. O cara estragou o jogo. Ele dava falta a cada cinco, 10 metros. Deve ter sido o recorde de faltas. Você possibilita o que o adversário quer, que é jogar a bola na área. Você quer o jogo correndo, ele mata o jogo. Não dá ritmo, nem acréscimo. Arbitragem desastrosa que favorece o que o adversário tem de melhor, que são as bolas lançadas na área.

Chances desperdiçadas

- Criamos mais nos últimos jogos todos. Jogamos sempre com controle de jogo, temos sempre muito mais oportunidades. Não sei dizer o erro em ser normalmente superior o adversário e não conseguir definir uma vitória, fazer o segundo gol que dá mais tranquilidade, que faz o adversário se expor um pouco mais. Não sei onde está o erro nisso. Se você controla o jogo, tem mais posse e bola, chega mais à frente do gol, eu consigo ver como acerto e como virtude.

Erros no ataque

- Se tivéssemos vitória hoje, placar mais elástico, estaríamos mais tranquilos para o próximo jogo. Sábado que vem, começamos em pé de igualdade. Vamos preparar o time para ter estas mesmas oportunidades. Ontem e anteontem treinamos finaizações. É uma das coisas que mais trabalhamos. Hoje não aconteceu de sair o segundo gol. Vamos ver se sábado que vem conseguimos traduzir essas chances numa vantagem numérica no placar também.

Isla

- Acho que ele fez uma boa partida. Vinha pendurado com cartão amarelo. O Fluminense tem característica de jogadores de velocidade de lado. Chega um momento em que tem que baixar o risco, por isso coloquei o Matheuzinho. Fiz o mesmo com o Diego. As duas primeiras mexidas foram em função disso. O Isla fez bom jogo, mas não podemos arriscar contra um ataque veloz com um jogador pendurado na parte final do jogo.

Fonte: Globo Esporte