Nesta quarta-feira (26), o Bahia venceu o Vasco por 2 a 1, na Fonte Nova, pela 12ª rodada do Brasileirão , e encostou no Flamengo na liderança da tabela com os mesmos 24 pontos conquistados. E o técnico Rogério Ceni revelou qual é o "segredo" da sua equipe, que vem fazendo um bom início de Série A.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço ainda manteve os 100% de aproveitamento em casa, com 6 vitórias em 6 jogos disputados na capital baiana.
"O segredo do sucesso é o trabalho. É repetir todos os dias, construir todos os dias. A capacidade técnica dos jogadores, a vontade e a fome que eles demonstram. Você vê o Everton (Ribeiro) com 34 anos, Everaldo com 32, jogadores maduros, mas que têm o desejo de vencer. Sonhar o torcedor sonha onde quiser, mas a gente trabalha muito. Esse time não passa a bola de pé em pé por acaso. Você trabalha todos os dias construção, todos os dias posse de bola, todos os dias espaçamento que cada um ocupa dentro de campo", começou por dizer.
"Fico feliz com uma coisa: há dois jogos a gente não toma cartão amarelo, isso é muito legal. 12 jogos os quatro jogadores do meio-campo não foram suspensos em nenhuma rodada. Isso mostra uma disciplina tática do time, que está sempre bem posicionado, apesar de algumas correções que precisamos fazer. É um time que joga com muitos meias, de habilidade natural, que ajudam a manter essa posse de bola. Tem a evolução do Marcos Felipe com o pé, a evolução do Gabriel, o Kanu já é um jogador muito mais experiente para isso. O uso do Juba na lateral, o Thaciano. São jogadores que tratam muito bem a bola", prosseguiu.
Ainda sobre a boa campanha do Bahia neste início de Brasileirão, Ceni também foi direto se acredita que a sua equipe tem chances de, no fim, levantar pela terceira vez a taça do campeonato nacional.
"Nosso objetivo é trazer alegria ao torcedor momentaneamente. Torcedor tem que sonhar com o que ele quiser. É de direito. Ainda mais do baiano, que tem a crença, a fé. Se você me perguntasse se alguém tem condições de competir com Palmeiras, com Flamengo, com Atlético-MG, eu diria para você que é difícil. Quando foi feita a montagem dessa equipe, o objetivo do Grupo City era não passar pelo que passamos ano passado, que é terrível para qualquer um, desgastante. Foi o único jogo da minha vida que joguei por uma chance de não cair. Não quero mais passar por isso. Então o objetivo é fazer a curto prazo que o Bahia esteja bem no cenário nacional e tenha um calendário internacional todos os anos. Esse é o maior objetivo do clube. O Bahia não está entre os dez times que mais investiram no Brasil. E se você contar a janela do meio do ano, não sei se estará entre os 12. O que o time vem apresentando é muito louvável. Sabemos que enquanto estivermos esse grupo cheio, sem suspensões, temos chance. Mas cada vez que a gente perde um atleta... É muito justo. Se falar um Everton, entra o De Pena. Mas qual vai ser a troca para ele? É um grupo justo, que temos que tentar jogar sem cartões, sem suspensões e sem lesões".
Em campo, o Bahia abriu o placar com Thaciano , que contou com um desvio do zagueiro Maicon no meio do caminho para marcar, mas o Vasco buscou o empate ainda no primeiro tempo com Paulo Henrique .
Na etapa final, David foi expulso e, em seguida, o Bahia chegou ao triunfo com gol de Estupiñán .
Próximos jogos do Bahia:
-
São Paulo (F) - 30/06, 16h (de Brasília) - Brasileirão
-
Juventude (C) - 04/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão
-
Palmeiras (F) - 07/07, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão