Rodolfo Rodrigues: Flamengo tem queda de aproveitamento sem Arrascaeta

Depois de sair no início do primeiro tempo na vitória contra o Palmeiras por 3 x 1, no último dia 12, o meia Arrascaeta vem se recuperando de uma lesão na coxa esquerda e está fora do jogo do ida da semifinal da Libertadores, contra o Barcelona-EQU, nesta quarta (22), no Maracanã.

Um dos principais nomes do time nos últimos três anos, o uruguaio vem sendo peça fundamental para o rubro-negro nessa temporada 2021, onde já marcou 9 gols e deu 12 assistências em 29 jogos. Com Arrasca em campo, o Fla conseguiu 81,6% de aproveitamento (22 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas). Sem o uruguaio, em 21 jogos, o Flamengo teve 61,9% de aproveitamento, com 12 vitórias, 3 empates e 6 derrotas.

Flamengo com e sem Arrascaeta na temporada 2021 - SofaScore - SofaScore
Flamengo com e sem Arrascaeta na temporada 2021
Imagem: SofaScore

Jogador com mais assistências pelo Fla na temporada, Arrascaeta deu 8 assistências num período de 9 jogos com Renato Gaúcho, transformando-se em dos jogadores com mais participações em gols pelo clube com o novo treinador. Nesse último jogo, contra o Grêmio , pelo Brasileirão, a ausência de Arrasca foi muito sentida, com o time sofrendo para criar grandes de chances de gol.

Com Arrascaeta em campo, nas competições nacionais e internacionais em 2021, o Flamengo ganhou 74% dos jogos, perdeu apenas 9%, marcou 2,8 gols por jogo e precisou de apenas 4,4 chutes para marcar, segundo o site SofaScore . Sem o uruguaio, o time marcou em média 1,5 gol por partida, perdeu 33% dos jogos e precisou de 8,5 chutes para marcar.

Contra o Barcelona, no Maracanã, o Flamengo não terá Arrascaeta pela primeira vez nessa Libertadores. Até aqui, foram 7 vitórias e 3 empates. Resta saber como o time vai se comportar sem o uruguaio, que provavelmente voltará para a partida de volta, em Guayaquil, na outra quarta.

Você pode me encontrar também no twitter ( @rodolfo1975 ) ou no Instagram ( futebol_em_numeros )

Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Fonte: Uol