A rodada da Champions League , com a definição dos últimos quatro classificados às quartas de final, pode também encaminhar quais serão os representantes da Europa no Super Mundial de Clubes de 2025, que terá a participação dos brasileiros Flamengo , Palmeiras e Fluminense .
É que, dependendo dos resultados, alguns clubes podem assegurar sua classificação para o torneio nos critérios do ranking da Fifa que garantirá oito das 12 vagas dadas para a Uefa – as outras quatro ficam para os campeões da Champions de 2021 a 2024.
No momento, já estão no Mundial representando a Europa: Chelsea , Real Madrid e Manchester City pelos títulos da Champions dos últimos anos; e Bayern de Munique , PSG , Inter de Milão , Porto , Benfica e Borussia Dortmund com base no ranking elaborado pela Fifa.
Os últimos quatro jogos de oitavas de final da Champions podem definir até três classificados para o Mundial, mas não quer exatamente que as vagas serão 100% preenchidas. Isso em razão do duelo entre Barcelona e Napoli , que tem implicações para os dois lados.
Em caso de eliminação do Barça, por exemplo, quem comemora é o Atlético de Madrid , independentemente de passar pela Inter de Milão ou não. Hoje, os Colchoneros têm seis pontos de vantagem no ranking em relação aos catalães, que, se caírem nessa fase, não terão mais nenhuma possibilidade de ultrapassar o rival de Madri.
Do outro lado do confronto, a eliminação do Napoli pode classificar ao Mundial a Juventus , que, embora fora da Champions, tem cinco pontos de vantagem sobre os atuais campeões italianos no ranking da Fifa para o Mundial.
O terceiro clube que pode ir ao Mundial nesta semana é curioso: o RB Salzburg, da Áustria, que foi eliminado como lanterna de seu grupo na atual Champions. Para isso, o Arsenal (que encara o Porto) e o PSV (Borussia Dortmund) precisam ser eliminados.
É que, em caso de queda de Arsenal e PSV, obrigatoriamente o campeão da atual temporada da Champions já terá vaga no Mundial ou tirará a vaga de um outro clube de seu país no ranking, em razão da limitação imposta pela Fifa.
A entidade máxima do futebol limitou a dois clubes por país no Mundial, com a única exceção sendo equipes do mesmo lugar vencendo o torneio continental – como é o caso do Brasil na CONMEBOL Libertadores , com Flamengo, Palmeiras e Fluminense.
No caso da Europa, por exemplo, mesmo que Barcelona ou Atlético sigam brigando pelo título da Champions até o final e um acabe campeão, só ele poderá ir ao Mundial, já que o outro ficará fora do torneio pelo fato de o Real já estar classificado. O RB Salzburg nesse cenário, por ser austríaco, se beneficia, mesmo sendo só o 18º do ranking da Fifa.
Para a Uefa, o ranking da Fifa tem o seguinte critério para a classificação ao Mundial: 2 pontos por vitória, 1 ponto por empate, 4 pontos por classificação para a fase de grupos, 5 pontos por classificação para as oitavas de final e 1 ponto por classificação às fases seguintes.
Até o momento, 20 clubes já estão classificados para o Mundial: Palmeiras, Flamengo, Fluminense (CONMEBOL), Chelsea, Real, City, Bayern, PSG, Inter de Milão, Porto, Benfica, Dortmund (Uefa), Monterrey-MEX, Seattle Sounders-EUA, León-MEX (Concacaf), Al Ahly-EGI, Wydad Casablanca-MAR (África), Al Hilal-SAU, Urawa Red Diamonds (JAP) e Auckland City-NZL (Oceania).
O Super Mundial de Clubes de 2025 será disputado nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano, com oito grupos de quatro clubes. Os dois melhores de cada avançam para as oitavas, que serão disputadas em jogo único, como todos os mata-matas até a decisão.