O Flamengo goleou o Olimpia por 4 a 1 na noite de ontem (11) e ficou em situação confortável na disputa por uma vaga na semifinal da Libertadores . Apesar do bom resultado, o time rubro-negro voltou a enfrentar problemas em seu setor defensivo.
No Fim de Papo , live pós-rodada do UOL Esporte - com os comentaristas Vinícius Mesquita, Renato Maurício Prado, Marluci Martins e Ronaldão -, as falhas da defesa flamenguista foram tema de debate. A ausência de Rodrigo Caio foi apontada como um dos principais fatores para que o setor passe por tantas dificuldades.
Renato foi pessimista ao falar sobre o futuro do zagueiro. "O Rodrigo Caio, esquece. Ele está com um problema sério no quadril. Não tem nada dessa história de reequilíbrio muscular. Atleta com problema no quadril, a gente sabe qual é o final. O Flamengo tem que esquecer o Rodrigo Caio. Pode jogar a volta contra o Olimpia, mas dois jogos depois ele vai se machucar de novo. Se o Flamengo acha que o problema é trazer bons zagueiros, tem que começar a contratar já. O Rodrigo Caio não vai mais conseguir ter sequência no Flamengo", afirmou.
Para Marluci, a ausência de Rodrigo Caio entre os titulares deixou mais vulnerável a defesa da equipe. "O gol do Olimpia mostrou um erro na defesa do Flamengo, que poderia ter mais qualidade. O Rodrigo Caio faz falta. Não estou desmerecendo os zagueiros que estão jogando, mas você tem alguém com nível de seleção brasileira que não consegue jogar. Com ele em campo ia melhorar", opinou.
Com a situação difícil de Rodrigo Caio, Ronaldão considera que o Flamengo precisa procurar alguém no mercado da bola ou observar as categorias de base em busca de um substituto. "O Flamengo atual é um time que pode tomar quatro gols e, no jogo seguinte, vai jogar ofensivamente da mesma maneira, mas seria necessário um ajuste no sistema defensivo. O Rodrigo Caio é um desfalque importante. O Flamengo precisa correr no mercado e tentar ajustar esse setor", disse o ex-jogador.
Marluci vê o ajuste do sistema defensivo como uma das prioridades do trabalho de Renato Gaúcho. "Você tem um time ajustado na frente com uma qualidade fora de série. Já desequilibra ter mais qualidade na frente do que atrás. Ao ter um time ofensivo, é normal que se sobrecarregue a defesa. Acho que é um ponto a ser corrigido pelo Renato", analisou.
Um time ofensivo como o Flamengo, na visão de Renato, naturalmente deixa sua defesa mais exposta e faz com que ela seja mais exigida. "A magia desse time é ser extremamente ofensivo, mas isso cobra seu preço lá atrás. Em uma equipe volta para o ataque, com tantos jogadores talentosos e menos atentos à marcação, é normal que isso aconteça. Não conheço um time que tenha sido poderoso na frente e forte na defesa. Os zagueiros jogam sobre o fio da navalha, expostos ao contra-ataque. A filosofia desse elenco é ofensiva. O Renato está respeitando isso e vai levar muito gol mesmo", concluiu.