As viradas sensacionais sobre dois rivais de seu próprio país colocaram o Lanús em destaque como um time capaz de buscar o que parece impossível. Para isso, lógico, precisou criar muitas situações de gol e finalizar. Mas entrando em desvantagem, como estará quando começar a partida decisiva diante do Grêmio, mesmo em seus domínios permitiu aos adversários arrematar ainda mais.
Mas primeiro vejamos o comportamento do time argentino finalista do certame no ataque. Contra o San Lorenzo no Nuevo Gasometro, o Lanús finalizou apenas três vezes, duas no alvo, não marcou. Em casa, o número de arremates subiu para 13, com quatro certos e dois tentos. Após devolver o 2 a 0, o Granate venceu nos pênaltis por 4 a 2, acertando todas as cobranças.
Diante do River Plate, o Lanús finalizou um par de vezes no Monumental de Nuñez, ambas não foram na direção da meta Millonaria. Na volta, na Fortaleza, oito arremates, cinco na direção certa e quatro gols que valeram a virada histórica e a vaga na decisão da Copa Libertadores.
Mas o comportamento defensivo do time argentino em seus domínios nas duas fases anteriores à final, quando conseguiu sair da desvantagem e se classificar, pode ser animador para os gremistas. Afinal, entrando em campo precisando virar, o Lanús permitiu muitas finalizações aos rivais.
Jogando em sua cancha, o San Lorenzo finalizou sete vezes para marcar dois gols no Lanús. Visitando o Granate, chutou ainda mais: 13. Mas não mandou a pelota para as redes. Diante do River, como visitante, permitiu 12 e levou um gol. Em casa, em jogo muito aberto que precisou virar e abrir dois de vantagem, 11 bolas na direção da meta do Lanús e dois tentos sofridos.
Nas quartas-de-final e semifinal, a equipe do técnico Jorge Almirón permitiu 19 finalizações jogando duas vezes fora de casa e 24 no par de cotejos diante de seus hinchas. O Grêmio arrematou 11 vezes para marcar o gol isolado na vitória sobre o Lanús, em Porto Alegre, pela contagem mínima. Provavelmente terá bom número de chances na noite desta quarta-feira.
Siga no Instagram: @maurocezar000