Rival do Flamengo no Mundial, León é líder no México com brilho de James Rodríguez

publicidade

Depois por passagens apagadas por Al-Rayyan, Olympiacos, São Paulo e Rayo Vallecano, James Rodríguez volta a mostrar que pode ser competitivo a nível de clubes. Aos 33 anos, capitão e destaque da seleção colombiana, o meia conduz o Club León à liderança do Campeonato Mexicano de forma invicta.

Na noite desta quarta-feira, James fez o gol de sua equipe no empate com o América-MEX, de André Jardine, atual tricampeão nacional. Ao todo, o ex-Real Madrid já contribuiu com dois gols e quatro assistências em sete partidas com a camisa do León. De acordo com o repórter Israel Romo, que cobre a equipe pela TV TUDN, o motivo de James voltar a brilhar em um clube é que "a equipe joga para ele".

— Havia muitas dúvidas sobre o que poderia fazer em campo, pela instabilidade que teve em seus últimos clubes. No entanto, se tornou capitão, líder e alma da equipe. Jogando praticamente todos os jogos, sendo titular, completando alguns e em outros saindo no segundo tempo. Quando o técnico Berizzo ficou sabendo que viria James Rodríguez, ele buscou adaptar a equipe à sua forma de jogo. Para isso, Berizzo conversou com o técnico da Colômbia. Diferente dos clubes anteriores, ele faz com que a equipe jogue para o James, e não que James jogue para a equipe — analisou o jornalista local.

James Rodríguez comemora gol marcado em América-MEX 1 x 1 Club León — Foto: AFP

A atual média de participação em gols de James (0,85 gol por jogo) é a melhor da carreira do jogador em clubes. A influência do atleta no Club León é tão grande, que já muda o cenário da equipe mexicana no que diz respeito às expectativas para o Mundial de Clubes, quando os mexicanos enfrentarão Chelsea e Flamengo, além do Espérance, da Tunísia, no Grupo D.

— Há alguns meses, o León não chegou a disputar o título mexicano pois fez só 18 pontos no Apertura. Hoje, no Clausura, já soma 20 pontos. Está cada vez mais perto da classificação para a briga pelo título. A comissão técnica do León já afirmou estar observando de perto clubes como Chelsea e Flamengo para saberem o que podem enfrentar no Mundial de Clubes. A expectativa, antes da chegada de James, era negativa. Agora é positiva. Se não se imagina ganhar o Mundial, mas se aspira competir e talvez ganhar de times como Flamengo e Chelsea para conseguir passar da fase de grupos. A expectativa é chegar às oitavas de final — analisa Israel Romo.

Aos 33 anos, James Rodríguez volta a ser competitivo no futebol de clubes. Ao seu lado, no Club León, estão outros jogadores conhecidos, como Steven Mendoza, ex-Santos, Emiliano Rigoni, ex-São Paulo, e o meio-campista Andrés Guardado, que teve passagens marcantes no futebol espanhol e na seleção mexicana. O time de James estreia no Mundial contra o Chelsea, no dia 16 de junho.

James Rodríguez comemora gol marcado em América-MEX 1 x 1 Club León — Foto: Getty Images

Fonte: Globo Esporte