Rivais diretos, Flamengo e Franca duelam de olho no topo do NBB

Flamengo e Franca dominaram o NBB nas últimas quatro temporadas. Com dois títulos para cada lado, as equipes passaram por mudanças e chegam na temporada 2023/2024 com campanhas parecidas, e buscam despontar rumo ao título. Neste sábado, os rivais duelam no Maracanãzinho às 17h.

Franca e Flamengo venceram as últimas quatro edições do NBB — Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

O título do NBB ficou com o Flamengo nas temporadas 18/19 e 20/21 e, nas últimas duas edições, a taça foi para o Franca. A competição foi cancelada em 19/20 por conta da pandemia de Covid-19.

Com boas campanhas, os dois últimos campeões da Liga somam sete vitórias e duas derrotas no início da atual temporada. Empatados na terceira e na quarta colocação, os adversários querem colocar em Minas e Fortaleza, os dois primeiros colocados do NBB.

Vitória nos clássicos e brilho de reforços embalam o Flamengo

O Flamengo demorou um pouco mais para começar no NBB. O Rubro-Negro foi para os Estados Unidos, onde jogou contra o Orlando Magic. Além disso, a equipe teve jogadores e o técnico, Gustavo de Conti, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A estreia na Liga foi com o pé esquerdo, já com derrota em casa para o Minas por 87 a 70.

Filipovity foi o destaque do Flamengo diante do Brasília — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Após o revés na estreia, o Flamengo conseguiu cinco vitórias consecutivas. Neste caminho, o Rubro-Negro passou pelos dois rivais locais. No primeiro clássico, contra o Botafogo, um tranquilo 92 a 69, mas a dificuldade chegou contra o Vasco em um duelo marcado por erros do Fla, que saiu com a vitória por 68 a 65 na prorrogação.

Os reforços para 2023/2024 melhoraram a campanha do Flamengo no NBB. O sérvio Marko Filipovity é o líder de pontos, com 15.1 por jogo , e o argentino Franco Balbi dispara nas assistências, com 7.4 por jogo , a segunda melhor média da Liga. Os dois jogadores chegaram nesta temporada - Balbi retornou ao Fla após temporada no Boca Juniors.

A sequência de cinco vitórias foi encerrada na derrota por por 82 a 64 para o São José. Nos últimos dois jogos, o Flamengo bateu Mogi e Bauru, e agora se prepara para enfrentar o Franca.

Franca reformula elenco e conta com cestinha para o tri do NBB

Ao contrário do Flamengo, o Franca começou bem desde o primeiro jogo. Na estreia, a equipe venceu o São Paulo em uma reedição da última final do NBB. Em seguida, mais três vitórias em um início bem positivo do atual bicampeão.

Lucas Dias, ala-pivô do Franca, contra o Caxias — Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca

As duas derrotas do Franca na temporada foram em dois jogos seguidos após as quatro vitórias do início da competição. A primeira foi para o Pinheiros, por 88 a 85, e a segunda para o Pato, por 87 a 83. Os resultados negativos não acabaram o início de temporada do Franca, que já venceu o Minas, time de melhor campanha do NBB. O 81 a 71 foi a única derrota da equipe mineira na competição até então. Depois, duas grandes vitórias contra União Corinthians (101 a 56) e Caxias do Sul (89 a 60) para embalar o time.

O bom momento do Franca chega após uma renovação no time bicampeão. Estrelas como Georginho, MVP das finais do último NBB, e Lucas Mariano deixaram a equipe nesta temporada. Destaques do time-base foram mantidos, e jogadores como Zu Júnior e Nathan, ambos de 19 anos, e Wesley Castro, pivô ex-Minas e Corinthians, chegaram para reforçar a equipe.

O Franca tem o ídolo Lucas Dias como o grande destaque. Herói do título mundial, o ala-pivô é o cestinha da Liga com média de 22.3 pontos por jogo. Além dele, Márcio também configura entre os maiores pontuadores do NBB, com média de 17.6.

Flamengo e Franca chegam ao décimo jogo do NBB neste sábado, às 17h. O confronto será realizado no Maracanãzinho, e será o desempate entre as equipes, quem somam sete vitórias e duas derrotas na competição. O clube carioca é o quarto colocado, e o time francano é o terceiro.

Fonte: Globo Esporte