A primeira experiência internacional do atacante André, ex-Flamengo, foi concluída com sucesso. Emprestado em setembro de 2023 ao Estrela da Amadora, que o comprou no ano seguinte, o jogador trocou de clube em Portugal nesta quinta-feira. Transferiu-se para o Rio Ave.
O Rio Ave, que é um dos clubes controlados pelo empresário grego Evangelos Marinakis, pagou 2,2 milhões de euros (R$ 13,6 milhões) e ainda enviou dois jogadores - o ponta português Fábio Ronaldo e o meia francês Amine Oudrhiri - para o Estrela da Amadora.
O Flamengo tem direito a 40% da transação (R$ 5,4 milhões), mas terá que fazer um pequeno repasse ao America, clube onde André fez parte de sua formação.
A negociação foi bastante arrastada. André Soy, empresário do atleta, e o pai do jogador, André Guedes, viajaram no sábado para Vila do Conde, cidade no Norte de Portugal, e ficaram conversando por cinco dias até a assinatura do contrato.
Enquanto a dupla de Andrés negociava em Portugal, remotamente do Brasil participavam também o advogado Diogo Souza, além de Joni Brian e Gil Bretas, sócios da empresa Bretas Soccer, que agencia o atacante André.
Nesta quinta, acompanhado de André Soy, do pai, André Guedes, e da esposa, Sabryne Lisboa, o atacante assinou contrato válido até junho de 2029.
Em um ano e três meses de Estrela, André disputou 41 partidas, marcou seis gols e deu uma assistência. Ele profissionalizou-se pelo Flamengo em 2022 e deixou o clube com nove jogos e um gol marcado.