Conhecedor do "Universo Flamengo ", Filipe Luís teve de dar um mergulho profundo no módulo profissional do Ninho do Urubu nesses dois dias que antecederam a partida com o Corinthians, marcada para esta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. Apesar de sido companheiro de 21 atletas do atual plantel, o treinador de 39 anos procurou entender todos os processos realizados junto à equipe principal do Rubro-Negro.
Contratado na manhã de segunda-feira, Filipe Luís sabia que teria praticamente somente um dia para treinar a equipe que considera ideal. Diante disso, o ídolo exibiu e continuará exibindo muitos vídeos ao elenco. O conteúdo trata do Corinthians, rival desta quarta-feira, na semifinal da Copa do Brasil, mas também envolve muitas informações e comportamentos do elenco rubro-negro.
Filipe apresentou aos atletas detalhes bem específicos, algo que Jorge Jesus, um de seus mentores, também fazia bastante. Trabalhou também situações de enfrentamentos, algo fundamental num momento em que o Flamengo tem encontrado dificuldades para vencer duelos individuais e furar retrancas.
Os jogadores ainda assistirão a vídeos no Ninho do Urubu nesta quarta-feira, quando se apresentarão para a partida. O grupo não concentrou e volta ao CT na tarde de quarta. As imagens serão exibidas antes de o time se deslocar para o Maracanã.
Filipe Luís procurou unir todos os setores num momento em que, embora a relação do plantel fosse boa com Tite e sua comissão, o CT do Flamengo não respirava ares de confiança. Fez questão dizer a todos a sua volta que "precisa de todos".
- Estava ali embaixo (CT da base), estava perto (risos). Me preparei muito para esse momento aqui e estou muito feliz. Desafio muito importante e, como já falei para todos que trabalham no CT, preciso de todos. Preciso da torcida, da imprensa e da diretoria para colocarmos o Flamengo onde ele merece. Sozinho não vou conseguir.
- Preciso dos meus jogadores, do meu staff e de todos vocês. Esse desafio pode parecer uma pressão gigantesca, mas para mim é um privilégio poder liderar e guiar o melhor elenco da América até o caminho onde quero levar.
No primeiro dia como treinador do Flamengo , Filipe Luís deixou o Ninho do Urubu bem tarde, depois das 20h. Na quarta-feira, chegou às oito da manhã. A véspera da partida de ida da semifinal da Copa do Brasil foi repleta de reuniões.
Embora já tenha montado o time que considera ideal, Filipe Luís baterá o último papo com o elenco no Maracanã, onde dará a preleção aos ex-companheiros e hoje comandados. É neste momento em que ele confirma a formação aos atletas. Tal atitude repete o comportamento de Jorge Jesus. Nesse início, o craque tem repetido alguns comportamentos que o português, um dos treinadores que mais o marcaram, realizou com sucesso no Flamengo entre 2019 e 2020.
A era Filipe Luís no Flamengo tem seu pontapé oficial marcado para às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, no Maracanã, contra um rival de camisa grande, o Corinthians, e numa fase importante de campeonato, a semifinal da Copa do Brasil. Precisaria de mais ingredientes para o time entrar outra rotação em relação aos últimos jogos? Filipe responde:
- Eu acho o melhor jogo para poder estrear que seja um jogo importante. Um jogo onde tem pressão, peso, uma semifinal. Quando eu jogava, o mais difícil era motivar para um jogo que não tivesse muita transcendência, ou até mesmo numa fase do campeonato em que o time não consegue se motivar tanto.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv