No último domingo (18), no Nilton Santos, o Botafogo goleou o Flamengo por 4 a 1 e manteve a liderança do Brasileirão . E o clássico também foi repleto de polêmica - e tudo por conta das comemorações em alguns gols.

Após Mateo Ponte abrir o placar para o Glorioso, Bruno Henrique deixou tudo igual para o Rubro-Negro no fim do primeiro tempo e, na comemoração, fez o gesto de "chororô" para alfinetar o rival .

Na etapa final, o Botafogo voltou à frente no placar, e os dois últimos gols saíram dos pés de Matheus Martins , que em um dos gols colocou os dedos no nariz em referência ao "cheirinho", em provocação ao lado rubro-negro.

Em entrevista exclusiva à ESPN , o atacante falou sobre o clima quente no clássico e explicou a escolha da comemoração. Matheus deixou claro, entretanto, que o clima de rivalidade se limita ao gramado.

"Acho que (a provocação) foi das duas partes. Ele (Bruno Henrique) fez o gol e acabou fazendo a provocação. É clássico, todo mundo quer vencer, e acabou que eu fiz a comemoração também. Mas creio que é do jogo, faz parte. Só dentro de campo mesmo", disse.

"Acaba tendo um pouquinho de provocações, mas é normal, todo mundo quer vencer. Todo mundo dento de campo está com o sangue quente, mas quando acaba o jogo todo mundo é amigo e não leva para fora de campo, não."

O novo camisa 37 alvinegro ainda comemorou o fato de ter anotado os primeiros gols pelo novo clube em um clássico.

"Está sendo de muita felicidade, marcar os dois primeiros gols com a camisa do Botafogo, com a nossa torcida, que nos apoiou, e em um clássico, contra o Flamengo, melhor ainda. Estou muito feliz por esse começo com a camisa do Botafogo, espero dar continuidade agora", disse.

Por último, Matheus Martins ainda falou sobre a decisão com o Palmeiras pela CONMEBOL Libertadores , na próxima quarta-feira (21), no Allianz Parque, com transmissão ao vivo do Disney+ , a partir das 21h30 (de Brasília). E disse como a goleada no clássico trouxe mais "responsabilidade" ao Glorioso na eliminatória.

"(A goleada) traz leveza, mas também mais responsabilidade. Nosso grupo hoje é o líder do Campeonato Brasileiro, e agora também vamos ter um jogo muito difícil na quarta-feira, isso gera expectativa lá em cima, então a gente está aí com os pés no chão, cabeça no lugar, para conseguir continuar dando conta do recado."

Próximos jogos do Botafogo: