Resiliência, paternidade e ligação de Bielsa: Varela ressurge após 109 dias e tenta recomeço no Flamengo

"O Varela comeu a massa quieto durante 10 jogos".

A frase acima é de Tite ao explicar a titularidade de Varela na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Cuiabá, no último domingo, no Maracanã. Depois de 109 dias, o lateral-direito uruguaio voltou a ganhar a chance de começar um jogo e mostrou serviço justamente em uma posição que ainda está em aberto para 2024.

Wesley e Matheuzinho tiveram oportunidades antes no setor nos 10 primeiros jogos de Tite, mas ambos cometeram falhas. E aí o treinador resolveu testar Varela, que não era titular desde o dia 16 de agosto, quando se lesionou na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio na Copa do Brasil. E a nova chance veio em um momento especial para o uruguaio.

Varela agora já se prepara para uma responsabilidade que terá extracampo: a paternidade. Na última partida como titular, ele não sabia ainda que será pai de uma menina. O anúncio da gravidez de sua mulher, Paula, foi feito nas redes sociais quase um mês depois, em 14 de setembro.

Varela ao lado de sua mulher, Paula, que está grávida — Foto: Reprodução

Além disso, Varela precisou ser resiliente. Primeiro, com a lesão de ligamento no joelho direito que o afastou dos gramados por dois meses. E depois com a paciência: ele voltou a ficar à disposição no banco contra o Cruzeiro no dia 19 de outubro, mas desde então só havia entrado nos cinco minutos finais da vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino. Viu surgir boatos de que teria sido avisado que estava fora dos planos e até ironizou nas redes sociais.

Nesse meio do caminho também teve uma ligação do técnico argentino Marcelo Bielsa, que comanda a seleção do Uruguai. Apesar de ficar muito tempo "encostado" no Flamengo , Varela continuou sendo convocado em seu país e chegaram a tentar antecipar sua apresentação na última Data Fifa, já que não vinha sendo usado por Tite.

Marcelo Bielsa, técnico do Uruguai — Foto: Gastón Britos/EFE

- O Bielsa ligou para que pudéssemos liberar ele antes (da Data Fifa), e nós não podíamos pela grandeza. Ele ficou aqui, comeu a massa, entrou no finalzinho de um jogo (contra o Bragantino). Trabalhou, trabalhou... Premia esse tipo de conduta. Excelência é a repetição, e o cara dá e fez um grande jogo, como a equipe fez. Que pena que não traduziu no placar a performance que ela teve - contou Tite.

Contra o Cuiabá, Varela saiu nos acréscimos após jogar 95 minutos. Em que pesa a fragilidade do adversário, o lateral-direito teve uma atuação segura, principalmente defensivamente. Acertou 44 passes e errou só quatro (precisão de 91%), sofreu duas faltas e cometeu outras duas, uma delas a do polêmico pênalti em Clayson. Apesar disso, ganhou pontos com Tite e comemorou nas redes sociais:

- Obrigado a quem sempre acreditou 🙏 - escreveu.

Varela, do Flamengo, comemora retorno nas redes sociais — Foto: Reprodução / Instagram

Varela se destacou muito jovem pelo Peñarol, foi convocado para as divisões de base do Uruguai e foi rapidamente para a Europa. Passou pelo Real Madrid Castilla, na Espanha, e depois pelo Manchester United, da Inglaterra, onde não se firmou - jogou 11 partidas -, e foi emprestado ao Eintracht Frankfurt, da Alemanha. Retornou ao Peñarol e, posteriormente, voltou à Europa para defender o FC Copenhague, da Dinamarca, e o Dínamo Moscou, da Rússia, seu último clube antes do Flamengo .

No Rubro-Negro desde julho do ano passado, o lateral de 30 anos teve um início difícil. Fez só seis jogos em 2022 e 20 em 2023. Também se envolveu em uma briga com Gerson em um treino, onde chegou a fraturar o nariz. Mas a nova chance pode simbolizar um recomeço para Varela, que tem contrato no Flamengo até o fim de 2025. A tendência é que ele seja mantido contra o São Paulo nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília) no Morumbi, na última partida da temporada.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte