Renato Gaúcho deixa o Flamengo em comum acordo. Técnico encerra temporada sem títulos pela primeira vez desde 2015

Renato Gaúcho foi oficialmente desligado do Flamengo nesta segunda-feira, após perder o título da Libertadores no último sábado. O técnico, que ficou pouco mais de quatro meses no cargo, encerra uma temporada sem títulos pela primeira vez desde 2015.

Análise: Por que Renato Gaúcho não deu certo no Flamengo?

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que, após conversa entre as partes, o técnico Renato Gaúcho não comanda mais o time principal", informou o clube, antes do treinamento, marcado para 14h30.

Na realidade, Renato pediu para deixar o clube após a decisão da competição sul-americana. A decisão já havia sido comunicada aos jogadores e à diretoria. Nesta segunda, houve apenas formalidade após conversa com a diretoria. Renato foi até o Ninho do Urubu e se despediu dos jogadores e do estafe do futebol.

O auxiliar Maurício Souza comanda o time contra o Ceará nesta terça-feira.

Substituto? Jesus, Gallardo, Carvalhal: saiba salários e detalhes de contratos de possíveis opções de técnico para o Flamengo

Demitido pelo Grêmio e depois pelo rubro-negro, Renato passou em branco a temporada de 2021 após cinco ano seguidos enfileirando títulos importantes, tanto nacionais quanto internacionais.

No comando da equipe Gaúcha, ele foi campeão da Copa do Brasil em 2016, e da Libertadores no ano seguinte. Em 2018 levantou a taça da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Gaúcho. O título do estadual também veio em 2019 e 2020.

Neste ano, o Grêmio conquistou novamente o Gauchão em cima do Internacional já após a saída de Renato. No Flamengo, o técnico não conseguiu alcançar o líder do Brasileirão, Atlético-MG e acabou com o vice da Libertadores, além de ter sido eliminado para o Athletico nas semifinais da Copa do Brasil.

Elenco não 'segura'

O elo com os jogadores, que ainda mantinha Renato Gaúcho “vivo” nas últimas semanas antes da final da Libertadores, se fragilizou em função dos últimos resultados, e a saída acabou consumada antes do treino desta segunda-feira.

Desejo da torcida do Fla nas redes: saiba a situação contratual do técnico Marcelo Gallardo

O apoio dos jogadores e do departamento de futebol se dava na intenção de que Renato fosse preservado das últimas partidas do Brasileiro, já que não ficaria para 2022. No clube há o entendimento de que a cobrança exclusiva sobre o técnico não se faz justa.

Despedida antecipada

A cena dos atletas do elenco do Flamengo em jantar com o técnico Renato Gaúcho e as respectivas famílias no Uruguai, sem a presença de membros da diretoria, após a perda do título da Libertadores, foi o sinal claro do fim do casamento entre clube e treinador. Nem o vice de futebol Marcos Braz nem o presidente Rodolfo Landim estiveram no encontro, que serviu como uma espécie de despedida.

Crime: Flamenguista baleado após final da Libertadores permanecerá internado em Montevidéu

A saída ficou desenhada desde o vestiário do estádio Centenário até o voo de volta ao Rio, momentos em que Renato se mostrou bastante abatido . Único dirigente a falar após o vice-campeonato, o vice de futebol Marcos Braz, que também está sob pressão na diretoria, foi o responsável por conversar com Renato sobre sua saída para que houvesse um comum acordo. O técnico também entendia que o ciclo se encerrara após pouco mais de três meses, muitas goleadas e outras tantas decepções.

O clube dará início a um processo de reformulação que promete ir além da troca de comando.

Fonte: O Globo