Renato celebra volta por cima de Michael e Vitinho no Flamengo: "Gosto de conversar e passar confiança"

Três jogos, três vitórias, dez gols marcados, um sofrido e a classificação para as quartas de final da Libertadores. Renato Gaúcho tem um início impecável como treinador do Flamengo, e os elogios vão além das estatísticas. Nomes como Gustavo Henrique, Michael e Vitinho, antes cobrados, vivem bons momentos, sendo que os dois últimos fizeram a diferença na vitória por 4 a 1 sobre o Defensa y Justicia, nesta quarta-feira, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Renato Gaúcho no jogo do Flamengo contra o Defensa y Justicia — Foto: Alexandre Vidal  / CRF
1 de 2 Renato Gaúcho no jogo do Flamengo contra o Defensa y Justicia — Foto: Alexandre Vidal / CRF

Renato Gaúcho no jogo do Flamengo contra o Defensa y Justicia — Foto: Alexandre Vidal / CRF

O treinador falou sobre o bom momento e elogiou a atuação da equipe diante dos argentinos. Com o resultado, o Flamengo aguarda o vencedor de Olimpia e Inter, quinta-feira, no Beira-Rio, para saber quem será o próximo rival na disputa continental.

- Isso vai muito do trabalho do treinador (recuperar jogadores). Gosto de conversar, saber o que está acontecendo, como os jogadores estão se sentindo, posicionamento, função, e passar muita confiança. Não temos muito tempo, mas temos treinado muito a parte tática, mostrado vídeos para correções e tenho um grupo que é muito forte e bom.

"Tenho bastante opção e procuro conversar mais com os jogadores que estavam sendo criticados, não tinham caído nas graças da torcida, principalmente Michael e Vitinho. É importante passar confiança, saber o que está acontecendo e melhorar os jogadores"
Renato Gaúcho conversa com Gabigol em Flamengo x Defensa y Justicia, pela Libertadores — Foto: Mateus Bonomi/AGIF
2 de 2 Renato Gaúcho conversa com Gabigol em Flamengo x Defensa y Justicia, pela Libertadores — Foto: Mateus Bonomi/AGIF

Renato Gaúcho conversa com Gabigol em Flamengo x Defensa y Justicia, pela Libertadores — Foto: Mateus Bonomi/AGIF

Classificado na Libertadores, o Flamengo volta as atenções para o Brasileirão e recebe o São Paulo, domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 13ª rodada. Com 18 pontos, a equipe ocupa a sexta colocação na tabela com dois jogos a menos que a maioria dos adversários.

Confira outros trechos da co letiva

Sucesso nas substituições

- Sempre aprendemos, mesmo com as vitórias. Não é porque o Flamengo venceu que eu não vi erros, mas aí é meu papel fazer as correções com os treinamentos e os vídeos. Não troco ideia somente com 11 jogadores. Dou atenção a todos eles, dou liberdade para falar e o treinador precisa de todos. Estamos em três competições difíceis e é importante que todo mundo esteja pronto. Vai ter espaço e oportunidade para todo mundo. Fico feliz que quem tem entrado, está entrando bem e dando conta do recado.

Saída de bola

- Se ficar falando tudo que a gente treina, vou dar arma para os inimigos. Eu acho importante ter a saída de bola e dou liberdade porque são jogadores de qualidade. Infelizmente, tomamos o gol. Uma equipe com a qualidade do Flamengo não pode sair dando chutão toda hora. A ordem é: deu para sair jogando? Sai jogando. Não deu? Quebra lá na frente. Sofremos o gol mais por falha nossa do que mérito do adversário, mas são coisas que acontecem.

Onde melhorar?

- Nas vitórias, todo mundo elogia, gosta, fica contente e feliz. No caso do treinador, também fico feliz, mas meu trabalho é ver alguns erros e corrigir. Quanto mais eu corrigir no treino tático e no vídeo, menos possibilidades daremos para os adversários. Não vou ter uma equipe perfeita, mas quanto menos erramos, menor será a chance de sofrer gol.

Qual maior dificuldade?

- Estou feliz com a equipe. Temos que corrigir coisas normais do futebol. No momento, o maior problema é a falta de tempo. Por isso, foco na parte tática e nos vídeos. A cada três dias temos uma partida difícil e importante, além de viagem e desgaste.

Formações táticas da equipe

- Temos variações. Isso vai do que encontramos durante a partida e dos problemas que temos pela frente. Temos que ter os planos A, B e C para surpreender o adversário. Depende da jogada, do espaço, do que acontece.... Temos um grupo inteligente, que sabe o que acontece em campo, e tiramos proveito do comportamento do adversário.

Importância do público

- Eu sou a favor da volta da torcida. É lógico que somos inteligentes e há pessoas que pensam. A Conmebol está de parabéns, porque alguém tem que começar. E temos que ter segurança com os protocolos. É importante a volta do público desde que seja com segurança. Não estamos livres da pandemia.

Reforços

- Não pedi nenhum jogador ainda. O Flamengo está passando por problemas financeiros, como clubes do mundo todo. Lá no fim do ano, quando as coisa estiverem melhores, as contratações vão chegar. No momento, é difícil pela parte financeira e porque o elenco é forte.

Fonte: Globo Esporte

Últimas Notícias

Flamengo critica CBF sobre o calendário: "Escolheu Copa do Brasil, Brasileiro não tem isonomia"

Flamengo critica CBF sobre o calendário: "Escolheu Copa do Brasil, Brasileiro não tem isonomia"

Como de praxe após a apresentação de atletas, Marcos Braz e Bruno Spindel concederam entrevista coletiva nesta sexta-feira depois de apresentarem o atacante Carlinhos . Em...

Favoritos de sempre, incógnitas e desconfiança sobre grandes: Brasileirão se inicia hoje; veja análise do EXTRA

Favoritos de sempre, incógnitas e desconfiança sobre grandes: Brasileirão se inicia hoje; veja análise do EXTRA

Quais as chances do seu time ser campeão? É possível conseguir uma vaga na Libertadores? Ou a briga será para fugir do rebaixamento? A chegada de...

Cansadômetro rubro-negro: time titular do Palmeiras jogou, ao menos, uma partida a mais que o do Flamengo em 2024

Cansadômetro rubro-negro: time titular do Palmeiras jogou, ao menos, uma partida a mais que o do Flamengo em 2024

A declaração de Tite na última quarta-feira, de que é “humanamente impossível” escalar um Flamengo 100% em três frentes (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), teria...

CBF vai responsabilizar clubes por ação violenta de torcedores contra adversários fora do estádio

CBF vai responsabilizar clubes por ação violenta de torcedores contra adversários fora do estádio

A CBF vai responsabilizar os clubes por possíveis atos de violência de seus torcedores contra delegações adversárias ou árbitros. A determinação está no Regulamento Geral de...

Jogos da Séries A e B do Campeonato Brasileiro terão substituição extra em casos de concussão

Jogos da Séries A e B do Campeonato Brasileiro terão substituição extra em casos de concussão

As Séries A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado com uma mudança importante no protocolo médico. A CBF anunciou, nesta sexta-feira, que haverá a possibilidade de...