Renato Augusto anuncia aposentadoria do futebol e prioriza a família após carreira vitoriosa

O futebol brasileiro se despede de um de seus grandes nomes. Renato Augusto, revelado pelo Flamengo, anunciou o encerramento de sua carreira como jogador profissional. A decisão, que marca o fim de uma trajetória repleta de conquistas, foi oficializada após o meio-campista rescindir seu contrato com o Fluminense, equipe que defendeu nos últimos meses.

Um adeus reflexivo

Em entrevista, Renato Augusto expressou seus sentimentos sobre essa transição: "Chegou o momento de dizer adeus". Contudo, ele também deixou em aberto a possibilidade de um "até breve" ao futebol, enfatizando a importância de priorizar a família. "É o momento de virar para o outro lado da vida, dar uma atenção maior para os filhos, voltar a ser pai 'full time', voltar a ser marido 'full time'. Chegou o momento de pendurar as chuteiras", afirmou.

O ex-jogador, que é pai de Romeu e Mateo, de sete e dois anos, respectivamente, revelou que a decisão de encerrar a carreira foi influenciada pelo desejo de estar mais presente na vida familiar. "É muito difícil você realmente falar: vou parar. Porque eu fiz isso a minha vida inteira", refletiu Renato, que começou sua trajetória no futebol aos seis anos. "Me custou entender que eu precisava começar a pensar nisso. O que mais me pesou, além do corpo começar a sentir a diferença de um jogo para o outro, foi que eu queria ficar mais perto da minha família", completou.

Futuro no futebol: novas possibilidades

Apesar de pendurar as chuteiras, Renato Augusto não se afastará do esporte que ama. Ele já recebeu propostas para continuar sua trajetória no futebol, mas, por ora, optou por priorizar a família. O ex-jogador planeja se envolver em atividades relacionadas ao futebol, seja como técnico ou dirigente. "Tive algumas conversas com alguns clubes, algumas procuras, algumas consultas. Tanto para parte técnica, como para ser diretor. Algumas coisas legais", revelou.

Renato também pretende retomar seus estudos na Licença B da CBF, que havia interrompido devido à sua carreira como atleta. "Primeiro é dar esse tempo para a família e depois me preparar para uma nova etapa da vida", disse, demonstrando a vontade de aprender sobre o funcionamento dos clubes de futebol. "Quero ver como funciona, como que prepara. Começar com outros treinadores, participar, de repente, de fazer estágios ou alguma coisa", destacou.

Uma carreira vitoriosa

Renato Augusto encerra sua carreira com um currículo repleto de conquistas. Revelado pelo Flamengo em 2005, ele teve um início modesto, com apenas duas partidas no Brasileirão daquela temporada. No entanto, em 2006, ele se destacou, conquistando a Copa do Brasil e dois títulos cariocas, totalizando 93 jogos e nove gols pelo clube. Em 2008, o jogador foi transferido para o Bayer Leverkusen, que pagou 10 milhões de euros, valor que ajudou o Flamengo a quitar o empréstimo de Ibson, vindo do Porto.

Após sua passagem pela Europa, Renato retornou ao Brasil em 2013, mas revelou que o Flamengo não o acolheu novamente. Assim, ele seguiu sua carreira em outras equipes, incluindo Corinthians e BJ Guoan, da China, até encerrar sua trajetória no Fluminense entre 2024 e 2025.

Com a decisão de se afastar dos gramados, Renato Augusto abre um novo capítulo em sua vida, onde o amor pela família e a paixão pelo futebol continuarão a guiá-lo. O futuro é incerto, mas as possibilidades são promissoras para um dos grandes nomes do futebol brasileiro.

Fonte: Redação Netfla
publicidade
publicidade