Após a vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Internacional , no último domingo, ficou definido que o Campeonato Brasileiro de 2020 será definido apenas na 38ª (e última) rodada.
Com o triunfo, o Rubro-Negro, que não tinha sido ponteiro em nenhum momento da Série A, tem 71 pontos e ocupa a 1ª colocação, faltando apenas mais um jogo para o encerramento do certame.
Os gaúchos estão com 69 e ainda possuem chance de título, dependendo da combinação de resultados.
Na rodada derradeira, quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), o Fla visita o São Paulo , no Morumbi, enquanto o Internacional recebe o Corinthians , no Beira-Rio.
Esta, aliás, não será a primeira vez que o Brasileirão será definido na rodada derradeira.
Desde que os pontos corridos foram instituídos, em 2003, isso aconteceu em outras seis oportunidades.
Relembre como foram :
2004
Em 2004, o Athletico-PR liderou boa parte do Brasileirão, mas foi ultrapassado pelo Santos na penúltima rodada, ao perder para o Vasco .
Furacão e Peixe chegaram, portanto, com chance de serem campeões na partida derradeira.
O Alvinegro jogava por um triunfo simples, enquanto os paranaenses precisavam ganhar e torcer por um tropeço paulista.
Mas o Santos de Vanderlei Luxemburgo não bobeou: ganhou por 2 a 1 justamente do Vasco e faturou a taça.
2005
No polêmico campeonato de 2005, Corinthians e Inter chegaram à rodada final com chances de título, separados por só 3 pontos.
Para ser campeão, o Timão precisava só empatar com o Goiás, enquanto o Colorado precisava ganhar do Coritiba e torcer para o Alvinegro perder.
Em Goiânia, o Esmeraldino até fez sua "parte", ganhando por 3 a 2 dos paulistas. No entanto, o Inter perdeu do Coxa, e o Corinthians foi campeão.
Vale lembrar que o Brasileirão de 2005 teve vários jogos disputados novamente devido ao escândalo da "Máfia do Apito".
2008
São Paulo e Grêmio chegaram à última rodada separados por 3 pontos, com os dois tento chances de título.
O Tricolor paulista garantia a taça com um mero empate com o Goiás, enquanto o Imortal teria que ganhar do Atlético-MG e torcer por derrota são-paulina.
A equipe comandada por Muricy Ramalho, porém, não deu chance para o azar e ganhou por 1 a 0 do Esmeraldino, confirmando a conquista.
Cabe ressaltar que o Grêmio chegou a construir uma vantagem imensa no decorrer do torneio, mas foi ultrapassado pelo São Paulo na reta final.
2009
Naquele que é chamado de campeonato mais emocionante da história dos pontos corridos, três clubes chegaram à última partida com chance de título.
O Flamengo liderava, mas Internacional e São Paulo podiam "roubar" a taça caso vencessem e o Rubro-Negro tropeçasse.
No Maracanã lotado, o Fla viu o Grêmio sair na frente, mas conseguiu a vitória de virada, com gol decisivo do zagueiro Ronaldo Angelim, e foi campeão.
Se não tivesse ganhado, aliás, os cariocas teriam terminado em 3º, já que o São Paulo e Inter golearam Sport e Santo André, respectivamente, na última rodada.
2010
Assim como em 2010, três equipes chegaram com possibilidade de título na 38ª rodada: Fluminense , Cruzeiro e Corinthians.
O clube das Laranjeiras precisava ganhar do Guarani na rodada derradeira para ser campeão, enquanto Imortal e Raposa necessitavam de vitória e tropeço tricolor.
Com um timaço comandado por Muricy Ramalho e financiado pelos milhões da mecenas Unimed , o Flu fez a lição de casa e bateu o Guarani por 1 a 0, ganhando a Série A.
E foi com muita emoção, já que o Cruzeiro também ganhou (2 a 1 no Palmeiras ) e sonhou com o título até o apito final. No entanto, amargou o vice.
2011
Corinthians e Vasco alcançaram a 38ª rodada com possibilidade de levantar o troféu do Brasileiro.
Com 2 pontos de vantagem, o Timão teve clássico contra o Palmeiras, enquanto o Cruzmaltino também enfrentou um rival: o Flamengo.
Um empate por 0 a 0, no Pacaembu, bastou ao Corinthians de Tite para faturar o título, já que o Vasco também igualou com o Fla (1 a 1).
Para ter sido campeã, a equipe carioca precisaria ter ganho seu compromisso, enquanto o Coringão teria que perder para o Verdão.