Reforço do Flamengo, Gonzalo Plata já se envolveu em polêmica em boate e acidente embriagado; relembre

Anunciado ontem como novo reforço do Flamengo, o atacante Gonzalo Plata já foi pivô de algumas polêmicas durante sua carreira no futebol. A mais recente foi em março deste ano, quando o jogador de 23 anos foi flagrado, junto de dois companheiros de seleção equatoriana, em um clube de strip nos Estados Unidos.

Na época, Plata foi flagrado na boate de Nova Iorque ao lado do meio-campista Kendry Páez, de 16 anos, e do zagueiro Arboleda, do São Paulo, após a vitória da seleção equatoriana sobre a Guatemala, por 2 a 0. Gonzalo e Arboleda foram muito criticados por levarem um jogador menos de idade para o clube de strip.

Depois do ocorrido, a Federação do Equador disse que as imagens divulgadas vão contra os valores da entidade, mas não especificou se teria punições aos jogadores envolvidos. No entanto, Plata e Arboleda não foram convocados para a Copa América e para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Em dezembro de 2021, Gonzalo se envolveu em mais uma polêmica, desta vez terminando em um acidente. Quando atuava no Real Valladolid, da Espanha, ele estava dirigindo embriagado — segundo a imprensa espanhola, com o dobro do nível alcoólico permitido — e provocou uma batida no trânsito em Valladolid.

Plata dirigia bêbado seu Mercedes pelas ruas de Valladollid, às 6h, quando entrou em uma rua só de pedestres, subiu na linha do VLT em alta velocidade, avançou um sinal vermelho e bateu com força em um táxi que cruzava a rua. Saiu ileso, mas o taxista se feriu e a passageira foi jogada na calçada, passando pelo para-brisa, mas sobreviveu.

A procuradoria pediu seis meses de prisão no julgamento, em julho de 2022, o que poderia fazer o jogador perder a Copa do Mundo do Catar. Mas graças ao auxílio que prestou às vítimas, o jogador apenas ficou proibido de dirigir por dois anos.

Quem é Gonzalo Plata?

Gonzalo é cria do Independiente Del Valle, clube equatoriano destaque na última década no cenário internacional, que tem as categorias de base como grande trunfo. Campeão da Sul-Americana em 2019 e 2022, o Del Valle usou como base o time vice-campeão da Libertadores de 2018 sub-20, que tinha o atacante como principal nome.

Ele não participou das conquistas porque foi vendido com apenas 13 jogos no profissional para o Sporting, de Lisboa. Com passagens pela seleção, o equatoriano pode jogar nos dois lados do campo e tem como principais valências a velocidade e drible. Antes de chegar ao Al-Sadd, ele também atuou no Real Valladolid-ESP, time de Ronaldo Fenômeno.

Além de Plata, o Flamengo já anunciou outras três contratações nesta janela. Michael, Alex Sandro e Alcaraz também já assinaram contrato com o clube. Apesar da demora para se movimentar, o rubro-negro conseguiu reforçar todas as posições consideradas prioridades.

Fonte: Extra