Reforço do Fla, Conca manteve bom desempenho na China até se lesionar

Desde que voltou a jogar na China, em 2015, Conca alcançou rendimento acima da média nas competições que disputou pelo Shangai SIPG. Contratado para ser o camisa 10 do time, o meia argentino ajudou a equipe a ser vice-campeã do Campeonato Chinês em 2015 e terceiro lugar na edição do ano passado.

Apesar de o Campeonato Chinês ser uma competição com nível técnico inferior ao dos principais torneios do futebol mundial, o novo reforço do Flamengo mostrou que ainda tem um futebol de qualidade, sendo um dos principais nomes do Shangai SIPG desde que foi contratado em 2015 (confira lances da passagem dele no vídeo abaixo).


Logo na sua primeira temporada, Conca foi o segundo maior garçom do campeonato: foram 13 assistências. Ele ficou atrás apenas do ex-cruzeirense Ricardo Goulart, que deu 15 passes para gol pelo Guangzhou Evergrande. Ainda no mesmo ano, o argentino viveu uma fase artilheira, marcando nove vezes nos 29 jogos disputados pelo Campeonato Chinês. Isso o colocou no Top 20 de artilheiros daquela edição, que teve como maior goleador, o ex-são-paulino Aloísio, que marcou 22 gols pelo Shandong Luneng. Pela Copa da China de 2015, Conca mostrou sua importância para o Shangai SIPG e ajudou a equipe com dois gols e uma assistência nos dois jogos que disputou.

Em 2016, o novo meia do Rubro-Negro carioca sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo no fim de agosto e teve um desempenho menos decisivo pelo clube chinês na temporada. Foram 27 jogos, com seis gols marcados e outras cinco assistências.

Cartela Números conca china 2 (Foto: Editoria de arte)


Vale destacar ainda que a sua passagem anterior pelo Guangzhou Evergrande - de 2011 a 2013 - fez de Conca o 15º jogador mais vitorioso do Campeonato Chinês. Uma marca alcançada graças aos três títulos da competição conquistados pelo seu primeiro clube chinês da carreira.

Conca Shanghai SIPG (Foto: Reprodução / Sina.com) Conca celebra gol pelo Shanghai SIPG (Foto: Reprodução / Sina.com)

Após a contratação do lateral-esquerdo peruano Miguel Trauco, o meia argentino Darío Conca é o segundo reforço anunciado pelo Flamengo para 2017. Ele chega por empréstimo do Shangai SIPG, clube ao qual pertence desde 2015. O vínculo vai até dezembro, e o atleta se apresenta aos novos companheiros no Ninho, no próximo dia 11. O salário do atleta só será pago a partir do momento em que entrar em campo pelo Rubro-Negro, o que ainda não há previsão de data.

*Estagiário, sob a supervisão de Rodrigo Breves.

Fonte: Globo Esporte