Referência no Fla, David Luiz foi dispensado no São Paulo por ser pequeno

Se em 2001 alguém dissesse na base do São Paulo que aquele loirinho franzino alcançaria 1,89m, 83kg bem distribuídos, jogaria em grandes clubes da Europa e defenderia a seleção brasileira numa Copa do Mundo , muitos não acreditariam. Hoje uma referência do Flamengo e reconhecido mundialmente, David Luiz foi dispensado das categorias inferiores do Tricolor sob a alegação de que era muito baixo.

Até então no clube desde os nove anos, o paulista de Diadema recebeu a notícia como um verdadeiro baque quando tinha 14 anos.

"Fui mandado embora do São Paulo por ser muito pequeno. Falaram que eu não ia conseguir", disse à TV Record em 2015.

Porém, mesmo triste, não desistiu do sonho de se tornar um jogador profissional e, na mesma temporada da dispensa, passou em um teste no Vitória e se mandou para Salvador (BA), aonde daria o pontapé para a guinada na carreira e passaria, em seguida, por clubes como Benfica (POR), Chelsea (ING), PSG (FRA) e Arsenal (ING) antes de desembarcar no Flamengo.

Em setembro de 2012, antes de um amistoso da seleção brasileira contra a África do Sul — vencido pelo Brasil por 1 a 0 com gol de Hulk — David Luiz destacou sua emoção com a oportunidade de atuar pela primeira vez no Morumbi (SP) como profissional e postou uma foto de seu período de base no São Paulo (a mesma usada na reportagem).

"Depois de anos, amanhã volto ao Morumbi para realizar um grande sonho: atuar no estádio como jogador profissional", escreveu na ocasião.

David Luiz (em destaque em roxo) nos tempos de base do São Paulo: mais franzino que os companheiros - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
David Luiz (em destaque em roxo) nos tempos de base do São Paulo: mais franzino que os companheiros
Imagem: Arquivo Pessoal

Apesar de a dispensa ter sido um grande trauma e o ter causado desilusão naquela época, David Luiz nunca guardou mágoas do São Paulo e encara o episódio com naturalidade.

"Foi da forma que Deus queria que fosse. Não guardo mágoa de ninguém. Talvez se ficasse no São Paulo hoje eu não estaria aqui. Sou um cara muito tranquilo. Encaro tudo na minha vida, seja qual for a dificuldade, com a maior naturalidade do mundo", disse, em entrevista à Espn.

Calleri é expulso após forte entrada em David Luiz na partida entre São Paulo e Flamengo - Transmissão - Transmissão
David Luiz volta a enfrentar o São Paulo nesta quarta, no duelo de volta das semifinais da Copa do Brasil
Imagem: Transmissão

Desde que voltou ao Brasil para defender o Flamengo, o zagueiro já encarou três vezes o ex-clube e venceu todas. O último confronto foi válido pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, no Morumbi, quando o Rubro-Negro venceu por 3 a 1 . Na ocasião, o jogador foi substituído no intervalo por estar com sintomas de hepatite viral . Ele apresentou um cansaço fora do normal e os médicos acharam por bem preservá-lo e colocá-lo para exames detalhados. Atualmente ele já se encontra recuperado.

Hoje, às 21h45, no Maracanã (RJ), David Luiz volta a enfrentar o São Paulo, pelo jogo de volta das semifinais, e pode perder por até um gol de diferença que fica com a vaga na decisão. Ao Tricolor resta vencer por três gols de diferença ou ao menos dois para levar a disputa aos pênaltis. O defensor será titular mais uma vez e formará a dupla de zaga com Léo Pereira.

Imagem: Arquivo Pessoal

Fonte: Uol