Recopa: Palmeiras de Abel pode ultrapassar média de títulos de Fla de Jesus

Se conquistar o título da Recopa Sul-Americana , hoje (14), às 21h30, diante do Defensa y Justicia (ARG), o Palmeiras chegará ao terceiro título na 'era Abel Ferreira'. O sucesso do português no comando do Verdão pode até mesmo superar, em termos de média de tempo por taça, a gloriosa passagem do conterrâneo Jorge Jesus pelo Flamengo .

O Mister levou a equipe carioca a cinco títulos no período de um ano e cinco dias (entre estreia e último jogo), média de uma conquista a cada 74 dias. O português, que atualmente está à frente do Benfica, venceu Libertadores , Brasileirão , Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca .

Abel Ferreira soma cinco meses e nove dias desde a estreia no comando do Verdão. Até aqui, conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil , média de uma taça a cada 80 dias. No entanto, se superar os argentinos no duelo desta noite e conquistar seu terceiro troféu, diminui o intervalo para 54 dias.

Mas seguir na cola do Flamengo de Jorge Jesus não será tarefa fácil para Abel Ferreira. Para igualar o conterrâneo em número de conquistas e também em média de tempo para levantar cinco troféus, o comandante do Palmeiras precisa levar a equipe ao título do Paulistão e ao bicampeonato da Copa do Brasil — além da Recopa desta noite.

Assim, Abel Ferreira completaria os mesmos 370 dias de Jorge Jesus também com cinco troféus em sua estante. Caso não vença alguma das três competições citadas, Abel poderia igualar Jesus em número de taças com a Copa Libertadores , mas ficaria atrás do ex-técnico do Flamengo na média de tempo para levantar cinco troféus: seriam 76 dias necessários em média para Abel ser campeão contra 74 de Jorge Jesus.

O Flamengo de Jesus, porém, enfrentou período de paralisação do futebol durante a última temporada, o que fez com que o título carioca — após o qual o português se despediu do clube — demorasse ainda mais tempo do que em uma temporada comum.

Hoje, Jorge Jesus é técnico do Benfica e ocupa a terceira colocação do Campeonato Português, a nove pontos do líder Sporting. Curiosamente, o Benfica acabou eliminado na fase preliminar da Liga dos Campeões justamente pelo PAOK (GRE) que tinha, à época Abel Ferreira no comando do time grego.

Imagem: Cesar Greco

Fonte: Uol