Rebeca, Neymar, Bruno Henrique: relembre atletas que se recuperaram e veja tempo de retorno após lesão igual a de Pedro

Está longe de ser a primeira vez que um atleta rompe o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho. Assim como o atacante do Flamengo Pedro, Rebeca Andrade, Neymar e Bruno Henrique estão entre as figuras do esporte que já tiveram essa lesão, que é considerada uma das mais sérias por conta da gravidade e tempo de recuperação.

A contusão costuma ser pior para os jogadores de futebol, já que o rompimento dos ligamentos do joelho pode afetar não apenas a potência para os arranques, mas também a estabilidade na região afetada. Ou seja, quando pisar no chão para arrancar, existe a possibilidade do atleta não ter a mesma firmeza, mesmo depois da recuperação.

Neymar

Neymar se lesionou na partida contra o Uruguai na Data Fifa — Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP
Neymar se lesionou na partida contra o Uruguai na Data Fifa — Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP

Neymar sentiu o joelho depois na derrota por 2 a 0 da seleção brasileira para o Uruguai, em outubro do ano passado. O atacante saiu de campo imediatamente, o que apontava para a gravidade da lesão. Ele teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que precisou de cirurgia e o afastou dos gramados.

Na parte final da recuperação, o brasileiro faz atividades leves com bola, no entanto, ainda não retornou ao elenco do time saudita, em que disputou apenas cinco jogos antes da contusão.

Rebeca Andrade

Rebeca Andrade conquistou mais uma medalha para o Brasil — Foto: Wander Roberto/COB
Rebeca Andrade conquistou mais uma medalha para o Brasil — Foto: Wander Roberto/COB

Em 2015, durante a preparação ao Pan de Toronto, Rebeca Andrade rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. A lesão aconteceu depois de uma aterrissagem em um treinamento.

A operação no joelho foi a segunda da carreira de Rebeca, que já havia passado por uma cirurgia no pé em 2014. O terceiro procedimento cirúrgico do atleta ocorreu em 2017, ainda decorrente da lesão sofrida em 2015. Em 2019, às vésperas do Pan de Lima, a atleta voltou a ter um problema no local e precisou fazer nova cirurgia.

Por conta da pandemia, ela conseguiu ter mais tempo de recuperação, que durou cerca de oito meses. Ela voltou a competir os torneios em 2021, o que possibilitou a disputa da Olimpíada de Tóquio.

Bruno Henrique

Bruno Henrique chora em campo após sofrer lesão no joelho direito no jogo entre Flamengo e Cuiabá — Foto: Alexandre Cassiano
Bruno Henrique chora em campo após sofrer lesão no joelho direito no jogo entre Flamengo e Cuiabá — Foto: Alexandre Cassiano

O atacante do Flamengo sofreu uma complexa lesão multiligamentar no joelho direito em junho de 2022. Ele teve ruptura total do ligamento cruzado anterior, e danificou ainda o ligamento colateral lateral e a região do canto posterolateral, que é a parte externa do joelho. Bruno Henrique só retornou aos gramados praticamente um ano depois.

O próprio jogador relembrou a ansiedade de como seria o seu retorno. Logo após voltar aos campos, o atacante teve lesões mais leves até conseguir retomar de vez seu lugar no ataque do time.

Dudu

Dudu, atacante do Palmeiras  — Foto: Divulgação
Dudu, atacante do Palmeiras — Foto: Divulgação

Dudu ficou ausente nos jogos do Palmeiras desde o fim de agosto de 2023, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e sofreu uma lesão no menisco durante a partida contra o Vasco, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque.

Ele voltou a treinar normalmente no começo de junho deste ano e fez a primeira partida pós-lesão contra o juventude pelo Brasileiro, no final desse mês.

Van Dijk

O zagueiro holandês Van Dijk no dia em que rompeu o ligamento do joelho — Foto: Peter Byrne/AFP
O zagueiro holandês Van Dijk no dia em que rompeu o ligamento do joelho — Foto: Peter Byrne/AFP

O holandês é um dos casos que trazem esperança. Em outubro de 2020, o zagueiro rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, aos 30 anos. Foram 285 dias até seu retorno. Na volta, mostrou que seguia como um dos melhores defensores do mundo.

Van Dijk retornou já como titular no primeiro jogo da temporada seguinte. Ao todo, disputou 51 partidas. Todas como titular. Detalhe: apenas em uma delas o holandês não foi substituído. E o Liverpool foi campeão da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga, além de ter sido vice na Premier League e na Liga dos Campeões da Europa.

Fonte: O Globo