O Real Madrid volta a campo neste sábado (11) para seguir uma doce rotina em sua mais que centenária história: disputar um título. A equipe merengue enfrenta o Al Hilal , a partir das 16h (de Brasília), pela final do Mundial de Clubes , torneio que já conquistou sete vezes somando a fórmula antiga e a atual, chancelada pela Fifa.

Ao time espanhol, ser campeão do mundo é, claro, significativo, mas é apenas uma pequena amostragem do número de taças que o clube já ganhou em sua história. E também levanta o debate: alguém conquistou mais títulos do que o Real Madrid no planeta?

Responder essa pergunta pode causar mais polêmica do que esclarecimento, já que cada clube usa um critério para falar das próprias conquistas. Mas é seguro dizer que o Real Madrid, apesar de multicampeão, não está em primeiro neste ranking.

Conteúdo patrocinado por Betfair, Motorola, Claro, Ford e Eno

O time merengue soma no momento 98 títulos considerados oficiais. São eles:

  • 35 do Campeonato Espanhol

  • 19 da Copa do Rei

  • 14 da Champions League

  • 12 da Supercopa da Espanha

  • 7 do Mundial de Clubes

  • 5 da Supercopa da Europa

  • 2 da Copa da Uefa

  • 2 da Copa Latina (que reunia campeões nacionais da Espanha, Itália, França e Portugal e é considerada uma precursora da Champions)

  • 1 da Copa Eva Duarte (equivalente a Supercopa da Espanha)

  • 1 da Copa de la Liga (torneio disputado na década de 80 que deixou de existir no país)

Ou seja, se conquistar o Mundial sobre o Al Hilal, o time da capital espanhola chegará a 99 títulos oficiais na história, a um passo de alcançar a marca centenária. Um status que alguns clubes mundo afora já possuem.

Veja abaixo quais são:

Ah Ahly - 127 títulos

Tratado como o "Real Madrid da África" e eliminado justamente pelo time espanhol na semifinal do Mundial, o Ah Ahly soma 99 títulos nacionais (sendo 42 da liga do Egito), 27 taças continentais (dez da Champions League da África) e um troféu intercontinental. E a conta poderia ser maior, já que o clube considera ter 143 conquistas, ao contar torneios menores e regionais.

Rangers - 121 títulos

O gigante escocês tem um cartel impressionante com 120 títulos nacionais, dos quais 55 da Premier League da Escócia, e um continental, a Recopa. E, tal qual o Ah Ahly, também diz que ganhou muito mais. Pelas contas da equipe de Glasgow, são 197 troféus, já que a conta oficial desconsidera 76 regionais ganhos basicamente no começo do século passado.

Linfield - 114 títulos

A equipe da Irlanda também pode se orgulhar de ser muitas vezes campeã em sua história. São ao todo 114 títulos, todos de campeonatos dentro do país, e nenhuma outra conquista fora.

Celtic - 113 títulos

Um pouco abaixo do Rangers aparece justamente o outro grande clube escocês, campeão 112 vezes dentro do país (52 só da Premier League) e uma da Champions League. Na mesma leva do rival, são outras 57 taças regionais, o que elevaria seu cartel de títulos para incríveis 170.

É para esse grupo, dos campeões mais de 100 vezes na história, que o Real Madrid tenta entrar logo mais. E a conquista do Mundial o deixaria ainda mais soberano em relação aos principais adversários na Europa.

Grande rival interno, o Barcelona aparece empatado com o Real, também com 98 títulos oficiais em sua história. Mais um motivo para levar muito a sério a decisão no Marrocos...