Um estudo do Observatório de Futebol CIES, divulgado nesta quarta-feira, aponta que o Real Madrid é o clube mais popular do mundo nas redes sociais. O time espanhol lidera um ranking que leva em conta as quatro principais plataformas (Twitter, Instagram, Facebook e TikTok), somando mais de 363 milhões de fãs nas quatro. O Flamengo é não-europeu melhor posicionado, em 14º.
Real Madrid de Rodrygo e Vini Jr é clube com mais seguidores nas principais redes sociais — Foto: Juan Medina/Reuters
A disputa do Real Madrid pelo posto de mais influente nas redes sociais é com o rival Barcelona, que vem em segundo no ranking, com 342 milhões de seguidores nas quatro plataformas. Em terceiro está o Manchester United, bem mais atrás, com 206 milhões, enquanto o PSG é o quarto (187 milhões), e a Juventus é a quinta (134 milhões).
O Flamengo é o primeiro time não-europeu da lista, aparecendo na 14ª colocação, com um total de 49,7 milhões de seguidores nas quatro redes. O clube brasileiro está à frente de equipes como Borussia Dortmund e Atlético de Madrid. Os outros não-europeus melhores colocados são o Al-Ahly, do Egito (44,8 milhões); o Galatasaray, da Turquia (40,1 milhões); e o Al-Nassr, da Arábia Saudita, que teve um crescimento recente coma chegada de Cristiano Ronaldo (32,2 milhões).
Flamengo é o não-europeu mais influente nas redes sociais — Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni
Outro brasileiro bem posicionado no ranking é o Corinthians, que aparece em 20º lugar, com um total de 31,5 milhões de seguidores. O São Paulo é o 32º, com 18 milhões, e o Palmeiras é o 36º, com 15,6 milhões de fãs nas redes. Santos (42º), Vasco (43º), Grêmio (46º) e Atlético-MG (48º) são os outros brasileiros do top 50.