Ranking: quem está mais perto, quem está mais longe da vaga nas semifinais da Libertadores

Passados os jogos de ida das quartas de final da Libertadores , as oito equipes ainda vivas no torneio já começam os preparativos para as partidas da semana que vem, que decidirão os semifinalistas desta edição. Por mais que os 180 minutos sejam muito longos e não haja vantagens maiores que um gol neste momento, alguns resultados deixam algumas equipes mais perto da vaga.

Por exemplo, o Peñarol foi o único que venceu fora de casa, ao bater o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã. Assim, pode até empatar em seus domínios, que segue em frente. Já o confronto entre Botafogo e São Paulo, que terminou empatado em 0 a 0 no Nilton Santos, está totalmente em aberto.

8 - Flamengo

Entre todos os times, quem mais saiu ferido do jogo de ida foi o Flamengo, único a perder em casa nesta semana. Agora, precisará buscar a classificação jogando no Campeón Del Siglo, em Montevidéu. Apenas uma vitória por dois gols ou mais de diferença faz o rubro-negro avançar. Em caso de triunfo simples, haverá decisão por pênaltis. Porém, o desempenho da equipe de Tite foi muito desanimador, apesar da conhecida qualidade do elenco.

O time mineiro foi o outro que saiu derrotado nas primeiras partidas de cada confronto, sofrendo um gol do Fluminense na reta final e perdendo também por 1 a 0. Porém, a derrota foi no Maracanã, e a equipe terá sua torcida ao lado, na Arena MRV, para sonhar com uma remontada. O cenário é o mesmo que o Flamengo está inserido.

Flamengo perdeu invencibilidade de cinco anos na Libertadores — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Flamengo perdeu invencibilidade de cinco anos na Libertadores — Foto: Mauro Pimentel/AFP

6 - Colo-Colo

A única equipe chilena viva nesta Libertadores saiu perdendo para o River Plate, em casa, mas buscou o empate e ficou no 1 a 1. Ao mesmo tempo, agora precisará ir ao Monumental de Núñez, em busca de um empate, para forçar ao menos uma disputa. A pressão estará grande em Buenos Aires, e o time de Marcelo Gallardo é favorito.

5 - Botafogo

No confronto mais equilibrado destas quartas de final, o Botafogo só tem a desvantagem de decidir fora de casa contra o São Paulo. O empate por 0 a 0 foi alvo de frustração, pela grande quantidade de chances perdidas, e por ter mantido o adversário vivo. O jogo de volta acontece no Morumbis.

Lucas Moura e Gregore em disputa durante o jogo entre Botafogo e São Paulo, no Nilton Santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Lucas Moura e Gregore em disputa durante o jogo entre Botafogo e São Paulo, no Nilton Santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo

4 - São Paulo

A estratégia de Luis Zubeldía funcionou e o São Paulo sobreviveu ao Nilton Santos, saindo com um zero a zero que pôde ser comemorado como vitória. Na capital paulista, quem vencer entre o tricolor e o Botafogo estará nas semifinais. Novo empate provoca disputa de pênaltis. Porém, este é o confronto mais aberto dos quatro.

3 - River Plate

Empurrado pela massa que enche as arquibancadas do Monumental de Núñez, o River tem todas as possibilidades de seguir rumo à final, que será disputada em Buenos Aires, em novembro. Após arrancar o empate de 1 a 1 em Santiago, contra o Colo-Colo, precisa da vitória para seguir em frente, e surge como favorito para tal.

Lima comemora o gol que deu a vitória para o Fluminense sobre o Atlético-MG no Maracanã — Foto: Lucas Merçon/Fluminense
Lima comemora o gol que deu a vitória para o Fluminense sobre o Atlético-MG no Maracanã — Foto: Lucas Merçon/Fluminense

2 - Fluminense

Qualquer vantagem nesta fase aguda da Libertadores precisa ser comemorada, e o atual campeão da América seguiu sua saga rumo ao bicampeonato. Após bater o Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Lima, vai à Arena MRV precisando "apenas" não perder para voltar às semifinais. O duelo fora de casa é desafiador, mas esta geração do Fluminense conhece os caminhos até a glória eterna.

1 - Peñarol

O pentacampeão da América saiu como grande vencedor dos jogos de ida, conseguindo uma vitória maiúscula de 1 a 0 no Maracanã, diante do Flamengo, com gol de Javier Cabrera. Ao derrubar a invencibilidade de cinco anos do adversário como mandante na competição, voltará para o Uruguai podendo até empatar em casa para seguir em frente. Os carboneros estão mais vivos do que nunca.

Flamengo perdeu invencibilidade de cinco anos na Libertadores diante do Peñarol — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Flamengo perdeu invencibilidade de cinco anos na Libertadores diante do Peñarol — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Fonte: O Globo