O tradicional órgão CIES, Observatório Internacional do Futebol, divulga semanalmente listas que movimentam o futebol mundial com estatísticas sobre jogadores de todo o planeta. Desta vez, o ranking que tem agitado o debate entre torcedores nas redes sociais compara número de assistências em competições nacionais.
*Conteúdo patrocinado por BetFair,net, Motorola Edge, Claro, Ford e Eno
A lista divulgada pelo observatório elenca passes para gols em nada menos do que 75 torneios entre os dias 1º de março de 2022 e 2023.
E, apesar de contar com muitos nomes badalados, o topo do ranking conta com empate triplo de nomes 'inesperados'.
Dusan Tadic, do Ajax , Ahmed Sayed, do Zamalek , e Emil Hansson, do Heracles Almelo , dividem o topo do ranking, com 19 passes distribuídos para gols cada. O primeiro grande nome a aparecer é Kevin de Bruyne, do Manchester City , empatado com 18 com Mike Trésor, do Genk .
Dentre os brasileiros, o nome que aparece primeiro é o de Moisés, meio-campista campeão do Brasileirão pelo Palmeiras em 2016, fica na sétima posição, com 16 assistências, somente uma a menos que Lionel Messi.
Atualmente no Shandong Luneng , meia é o único brasileiro dentro do top 10.
Na 11ª posição, empatado com outros nomes, porém, uma dupla aparece com 14 assistências: Neymar, do PSG , e Gustavo Scarpa, atualmente no Nottingham Forest e que brilhou no Palmeiras.
Dos jogadores que ainda atuam no futebol brasileiro, quem mais se destaca é Jhon Arias, do Fluminense . Empatado com nomes como Kylian Mbappé, o colombiano fica em 46º, com 10 assistências.
Dupla de destaque do Real Madrid , Vinicius Jr. e Rodrygo ficam empatados com 8 assistências na 75ª posição. Os dois estão logo atrás de uma dupla muito conhecida do futebol brasileiro: Arrascaeta, do Flamengo , e Dudu, do Palmeiras.
Nos 100 nomes da lista ainda figuram outros atletas de peso, como Bernardo Silva, Phil Foden e Erling Haaland, do Manchester City, Luka Modric e Karim Benzema, do Real Madrid, Gabriel Jesus, Martin Odegaard e Gabriel Martinelli, do Arsenal , e Bruno Fernandes, do Manchester United .
Veja o top 10 de líderes de assistências no mundo
-
Dusan Tadic (Ajax) - 19
-
Ahmed Sayef (Zamalek) - 19
-
Emil Hansson (Heracles Almelo) - 19
-
Kevin de Bruyne (Manchester City) - 18
-
Mike Trésor (Genk) - 18
-
Lionel Messi (PSG) - 17
-
Moisés Lima (Shandong Taishan) - 16
-
Jota Filipe (Celtic) - 15
-
Ciprian Deac (Cluj) - 15
-
Luciano Acosta (FC Cincinnati) - 15